Educação matemática no contexto da produção de arroz irrigado convencional
Visualizar/abrir
Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como questão central: de que maneira a aprendizagem Matemática pode contribuir para uma reflexão dos estudantes sobre o contexto da rizicultura? A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada em conceitos da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. A prática de sala de aula planejada para desenvolver as atividades da pesquisa levou em consideração os Cenários para Investigação, prática associada a Educação Matemática Crítica. As atividades foram divididas em três e ...
Este trabalho tem como questão central: de que maneira a aprendizagem Matemática pode contribuir para uma reflexão dos estudantes sobre o contexto da rizicultura? A pesquisa é de natureza qualitativa, fundamentada em conceitos da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica. A prática de sala de aula planejada para desenvolver as atividades da pesquisa levou em consideração os Cenários para Investigação, prática associada a Educação Matemática Crítica. As atividades foram divididas em três etapas sequenciais, de modo a acompanhar a estruturação do cenário da produção de arroz e as questões vinculadas. A pesquisa realizou-se no segundo semestre de 2019, com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Jacinto Machado, em Santa Catarina. A pesquisa evidenciou que, com base na intenção manifestada pelos estudantes em explorarem o contexto da produção arroz, os mesmos mobilizaram conceitos matemáticos, o que proporcionou a conexão da Matemática da vida real com a Matemática escolar e, além disso, a reflexão sobre o contexto agrícola do município e a questão dos agrotóxicos. ...
Abstract
This work has as its central question: how can mathematical learning contribute to students' reflection on the context of rice growing? The research is of a qualitative nature, based on concepts of Ethnomathematics and Critical Mathematics Education. The classroom practice planned to develop the research activities took into account the Scenarios for Investigation, practice associated with Critical Mathematics Education. The activities were divided into three sequential stages, in order to acco ...
This work has as its central question: how can mathematical learning contribute to students' reflection on the context of rice growing? The research is of a qualitative nature, based on concepts of Ethnomathematics and Critical Mathematics Education. The classroom practice planned to develop the research activities took into account the Scenarios for Investigation, practice associated with Critical Mathematics Education. The activities were divided into three sequential stages, in order to accompany the structuring of the rice production scenario and related issues. The research was carried out in the second semester of 2019, with a class from the 9th grade of Elementary School in a municipal school in Jacinto Machado in Santa Catarina. The research showed that, based on the students' intention to explore the context of rice production, they mobilized mathematical concepts, which provided the connection between real-life mathematics and school mathematics and, in addition, reflection on the context of the municipality and the issue of pesticides. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)Ensino de Matemática (205)
Este item está licenciado na Creative Commons License