Design & comunicação : uma análise da revista Madrugada (1926)
Visualizar/abrir
Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho analisa de que maneira o projeto gráfico da revista Madrugada – publicada em Porto Alegre, em 1926 – é representativo do período em que ela surgiu, na medida em que interage com os principais movimentos artísticos e os costumes da época. Para isso, parte de uma revisão bibliográfica que abarca a contextualização histórica do Modernismo, não apenas no âmbito do design gráfico e das artes modernas, mas as maneiras como ele impactou a vida social e urbana por todo o mundo e, es ...
O presente trabalho analisa de que maneira o projeto gráfico da revista Madrugada – publicada em Porto Alegre, em 1926 – é representativo do período em que ela surgiu, na medida em que interage com os principais movimentos artísticos e os costumes da época. Para isso, parte de uma revisão bibliográfica que abarca a contextualização histórica do Modernismo, não apenas no âmbito do design gráfico e das artes modernas, mas as maneiras como ele impactou a vida social e urbana por todo o mundo e, especificamente, no Rio Grande do Sul. Também se sistematizam os elementos com compõem os projetos editorial e gráfico, destacando suas características principais, suas influências no projeto gráfico final e as principais técnicas utilizadas para que eles se articulem no impresso. Com base nos elementos e eixos estabelecidos teoricamente desenvolve-se a análise das cinco edições publicadas. Observa-se que Madrugada dá voz a uma classe social que vinha tomando espaço na vida porto-alegrense e seu projeto gráfico reflete, exprime e corrobora a vida social e cultural da sociedade da época. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License