Memórias de trabalho : os trabalhadores e a cena política
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Tipo
Assunto
Resumo
O texto aborda um conjunto de experiências relacionadas ao mundo do trabalho evocadas pelas memórias de sujeitos que interagiram com a imagem Il Quarto Stato, obra de Pellizza da Volpedo, cujas reproduções tiveram ampla circulação no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. Além disso, problematiza as condições de produção dos depoimentos orais, ao enfatizar a relação construída através da interação entre as subjetividades do pesquisador e do pesquisado ao chamar a atenção para a vigilância que ...
O texto aborda um conjunto de experiências relacionadas ao mundo do trabalho evocadas pelas memórias de sujeitos que interagiram com a imagem Il Quarto Stato, obra de Pellizza da Volpedo, cujas reproduções tiveram ampla circulação no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980. Além disso, problematiza as condições de produção dos depoimentos orais, ao enfatizar a relação construída através da interação entre as subjetividades do pesquisador e do pesquisado ao chamar a atenção para a vigilância que o historiador precisa dispor no momento da análise dos documentos que transforma em dados de pesquisa. As memórias dos entrevistados sobre suas experiências de trabalho encontram-se fortemente associadas às memórias políticas, tendo em vista que os movimentos sociais onde a imagem circulou com mais intensidade colocaram as questões de classe nas suas principais pautas de reivindicações políticas, com foco na situação dos trabalhadores, sua luta e organização como classe social. ...
Abstract
The text approaches a set of experiences related to the working world evoked by the memories of subjects that interact with the picture II Quarto Stato, work of Pelliza da Volpedo, whose reproductions had broad circulation in Brazil between the 1970s and 1980s decades. Besides that, it problematizes the conditions of oral statement’s production, by emphasizing the relation built through the interaction between the interviewer’s and interviewed’s subjectivities and by calling the attention to th ...
The text approaches a set of experiences related to the working world evoked by the memories of subjects that interact with the picture II Quarto Stato, work of Pelliza da Volpedo, whose reproductions had broad circulation in Brazil between the 1970s and 1980s decades. Besides that, it problematizes the conditions of oral statement’s production, by emphasizing the relation built through the interaction between the interviewer’s and interviewed’s subjectivities and by calling the attention to the control that the historian needs to dispose in the moment of the document’s analysis that it turns into research data. The memories of the interviewed about their work experiences are strongly found associated to their political memories, seeing that the social movements where the picture circled with more intensity put the class questions in their main political claiming guidelines, focusing on the worker’s situation, their fight and organization as a social class. ...
Contido em
História oral : revista da Associação Brasileira de História Oral. Recife, PE. Vol. 23, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 260-280
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License