O currículo de matemática no ensino médio finlandês
dc.contributor.author | Liao, Tarliz | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cláudia Glavam | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-15T04:28:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-2380 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/222160 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo intenciona permitir ao leitor tecer informações que viabilizem algumas comparações entre as grades curriculares de matemática finlandesa e brasileira, configuradas enquanto concepções materiais do Currículo. Traz uma reflexão acerca do “quantum” de matemática finlandês e brasileiro, e se este ou aquele é capaz de favorecer uma apropriação cognitiva relevante, que direcione um aluno a estudos posteriores, além do empoderamento do ferramental da linguagem matemática no diálogo crítico com diferentes setores e demandas da sociedade. Indica que o conhecimento matemático que se detém ao longo da escolaridade pré-universitária finlandesa se torna além daquele exigido nas testagens em larga escala e em especial, o PISA. E discorre ainda sobre o projeto finlandês de um desenvolvimento educacional eficaz que se promoveu junto a diversos fatores, como o apoio e envolvimento de pais de alunos, nos contextos sociais e culturais de aprendizagem, no respeito e a valorização docente pela Sociedade, entre outros. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article intends to allow the reader to weave information that enable some comparisons between Finnish and Brazilian curricula of mathematics, configured as material conceptions of Curriculum. Brings a reflection on the "quantum" of Finnish mathematics and Brazilian, and if this or that is able to foster relevant cognitive appropriation, which direct a student to further studies, in addition to the empowerment of the tools of mathematical language in critical dialogue with different sectors and demands of society. It indicates that the mathematical knowledge that stops along the Finnish pre-university education becomes beyond that required in testings on a large scale and in particular the PISA. And talks still on Finnish design an effective educational development that promoted next to several factors, such as support and involvement of parents of students in the social and cultural contexts of learning, respect and teacher appreciation by the Company, among others. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Educação, Ciências e Matemática [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 3 (2015), p. 117-128 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Math education | en |
dc.subject | School curriculum | en |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Finlândia | pt_BR |
dc.title | O currículo de matemática no ensino médio finlandês | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematic curriculum in finnish secondary education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000992628 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Humanas (6926)