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dc.contributor.authorLiao, Tarlizpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cláudia Glavampt_BR
dc.date.accessioned2021-06-15T04:28:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2238-2380pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222160pt_BR
dc.description.abstractEste artigo intenciona permitir ao leitor tecer informações que viabilizem algumas comparações entre as grades curriculares de matemática finlandesa e brasileira, configuradas enquanto concepções materiais do Currículo. Traz uma reflexão acerca do “quantum” de matemática finlandês e brasileiro, e se este ou aquele é capaz de favorecer uma apropriação cognitiva relevante, que direcione um aluno a estudos posteriores, além do empoderamento do ferramental da linguagem matemática no diálogo crítico com diferentes setores e demandas da sociedade. Indica que o conhecimento matemático que se detém ao longo da escolaridade pré-universitária finlandesa se torna além daquele exigido nas testagens em larga escala e em especial, o PISA. E discorre ainda sobre o projeto finlandês de um desenvolvimento educacional eficaz que se promoveu junto a diversos fatores, como o apoio e envolvimento de pais de alunos, nos contextos sociais e culturais de aprendizagem, no respeito e a valorização docente pela Sociedade, entre outros.pt_BR
dc.description.abstractThis article intends to allow the reader to weave information that enable some comparisons between Finnish and Brazilian curricula of mathematics, configured as material conceptions of Curriculum. Brings a reflection on the "quantum" of Finnish mathematics and Brazilian, and if this or that is able to foster relevant cognitive appropriation, which direct a student to further studies, in addition to the empowerment of the tools of mathematical language in critical dialogue with different sectors and demands of society. It indicates that the mathematical knowledge that stops along the Finnish pre-university education becomes beyond that required in testings on a large scale and in particular the PISA. And talks still on Finnish design an effective educational development that promoted next to several factors, such as support and involvement of parents of students in the social and cultural contexts of learning, respect and teacher appreciation by the Company, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Educação, Ciências e Matemática [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 5, n. 3 (2015), p. 117-128pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMath educationen
dc.subjectSchool curriculumen
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectFinlândiapt_BR
dc.titleO currículo de matemática no ensino médio finlandêspt_BR
dc.title.alternativeMathematic curriculum in finnish secondary education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000992628pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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