A construção de um currículo em ciências da natureza ancorado no projeto político-pedagógico
Visualizar/abrir
Data
2016Tipo
Outro título
The construction of a nature sciences curriculum foregrounded on a political and pedagogical project
Assunto
Resumo
Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração ...
Nos últimos anos os professores têm procurado encontrar caminhos para a necessidade de renovação do ensino de Ciências, e com isso, aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) nos diferentes ciclos educativos. Esta pesquisa investigou como a reconstrução do Projeto Político-Pedagógico em cinco Escolas Públicas Estaduais do Estado do Rio Grande do Sul, serviu de apoio aos professores das Ciências da Natureza, no momento da elaboração do seu próprio material didático. A pesquisa é qualitativa e está ancorado na Análise de Discurso de Moraes e Galiazzi. No texto são apontados pressupostos fundamentais no momento da reconstrução do referido documento. Os pressupostos foram nomeados enquanto categorias de análise, sendo elas: planejamento, avaliação, currículo e trabalhadores em educação. ...
Abstract
In recent years teachers have sought to find ways to the need for renewal of the teaching of science, and thus, improve the teaching and learning of open cases in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) in different educational cycles. This research investigated how the reconstruction of the political-pedagogical project in five State Public Schools of the State of Rio Grande do Sul, served to support teachers of Natural Sciences, at the time of preparing its own teaching materials. T ...
In recent years teachers have sought to find ways to the need for renewal of the teaching of science, and thus, improve the teaching and learning of open cases in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) in different educational cycles. This research investigated how the reconstruction of the political-pedagogical project in five State Public Schools of the State of Rio Grande do Sul, served to support teachers of Natural Sciences, at the time of preparing its own teaching materials. The research is qualitative and is anchored in Discourse Analysis Moraes and Galiazzi. In the text are highlighted fundamental assumptions upon rebuild the said document. The assumptions were named as analytical categories, namely: planning, assessment, curriculum and workers in education. ...
Contido em
Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Vol. 13, n. 1 (2016), p. 5-14.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License