Prática curatorial educativa : entrelaçamentos através da aproximação professor-curador
Fecha
2020Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da pot ...
Este projeto curatorial visa entrelaçar e friccionar os espaços e ofícios do curador e do professor através da substituição de seus fazeres. Pelo contato com o outro e com a prática do outro, esses sujeitos são convidados a observar e questionar suas próprias práticas (curatoriais e educativas) quando contidas dentro de um cenário que não pertence ao seu cotidiano. Por meio do exercício da atenção e do distanciamento de sua ação, o projeto pretende analisar o desenvolvimento dos gestos e da potência contida na experiência do olhar para si através do outro. O que, no ofício do curador, existe de professor? O que, no ofício do professor, existe de curador? ...
Abstract
This curatorial project aims to intertwine and rub the spaces and trades of the curator and the teacher through a temporary change of roles. Through contact with the other and with the practice of the other, these subjects are invited to observe and question their own practices (curatorial and educational) when contained within a scenario that does not belong to their daily lives. With this exercise of attention and detachement/ estrangement, the project intends to analyze the development of ge ...
This curatorial project aims to intertwine and rub the spaces and trades of the curator and the teacher through a temporary change of roles. Through contact with the other and with the practice of the other, these subjects are invited to observe and question their own practices (curatorial and educational) when contained within a scenario that does not belong to their daily lives. With this exercise of attention and detachement/ estrangement, the project intends to analyze the development of gestures and the power contained in the experience of looking at oneself through the other. What, in the curator’s profession, is significant to the teacher? What, in the teacher’s profession, is significant to the curator? ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Práticas Curatoriais.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License