Expressão de emoções em crianças pré-escolares : percepção das educadoras
dc.contributor.advisor | Piccinini, Cesar Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | Maia, Cintia Pacheco e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T04:25:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221610 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo investigar as percepções das educadoras sobre a expressão de emoções das crianças na relação com as educadoras e com os colegas. Em particular, buscou-se investigar como as crianças e as educadoras lidam com a expressão de emoções das crianças, bem como a maneira como as próprias educadoras expressam e lidam com suas emoções. Participaram do estudo doze educadoras de doze turmas de pré-escolares, que foram entrevistadas individualmente a respeito das emoções das crianças em sala de aula (raiva, tristeza, alegria, medo, vergonha e orgulho), bem como sobre suas próprias emoções. Os relatos das educadoras foram analisados através da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: A educadora e a emoção e A criança e as emoções, além de subcategorias. Os resultados revelaram que as emoções mais expressas pelas crianças em sala de aula foram a raiva, alegria e orgulho, seguidas por tristeza e vergonha. O medo apareceu em poucos relatos das educadoras. No geral, foi relatada a dificuldade das crianças em lidarem sozinhas com suas emoções. Com relação as emoções dos colegas, algumas apareceram como mais fáceis para as crianças lidarem (tristeza), enquanto outras como muito difíceis (raiva e medo). As educadoras também relataram suas próprias emoções, que apareceram associadas à maneira como elas percebem e lidam com as emoções das crianças. Destaca-se ainda, a importância do afeto das educadoras, para lidar com a expressão de emoções dos pré escolares, além de outras estratégias (ensinar através do exemplo, conversar sobre as emoções, realizar tarefas lúdicas e normalizar e autorizar a expressão em sala de aula). Juntos estes achados contribuem para ampliar os conhecimentos sobre expressão de emoções no contexto da pré-escola e enfatizam a importância de se pensar em prevenção e intervenções que propiciem o desenvolvimento emocional saudável das crianças. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aimed to investigate the teachers' perceptions about the expression of children's emotions in relation to the teachers and peers. In particular, we sought to investigate how children and teachers deal with the expression of children's emotions, as well as the way teachers themselves express and deal with their own emotions. Twelve teachers from twelve classes of preschoolers participated in the study, they were individually interviewed about the children's emotions in the classroom (anger, sadness, joy, fear, shame, and pride), as well as about their own emotions. The teachers’ reports were analyzed through content analysis, from two categories: The educator and the emotion and The teachers also reported their own emotions, which appeared to be associated with the way they perceive and deal with the children's emotions. It also highlights the importance of the affection of the teachers, to deal with the expression of emotions of preschoolers, in addition to other strategies (teaching by example, talking about emotions, performing playful tasks, and normalizing and authorizing expression in the classroom). Together, these findings contribute to extend the knowledge about the expression of emotions in the context of preschool, which are still scarce, and emphasize the importance to think about prevention and interventions that promote the healthy emotional development of children. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Emoção | pt_BR |
dc.subject | Expression of emotions | en |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Preschoolers | en |
dc.subject | Teachers | en |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject | Criancas pre-escolares | pt_BR |
dc.subject | Educadores infantis | pt_BR |
dc.subject | Percepção social | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | Expressão de emoções em crianças pré-escolares : percepção das educadoras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Mendes, Deise Maria Leal Fernandes | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001126123 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (7479)Psychology (695)