Comparação entre a transferência e o desenvolvimento de modelos de previsão de acidentes para o contexto brasileiro
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Modelo de Previsão de Acidentes (MPA) está entre os temas mais estudados em Segurança Viária, sendo peça chave do HSM (Manual de Segurança Viária), editado nos Estados Unidos em 2010. Contudo, a sua utilização tem sido pouco explorada no contexto nacional. Dentre os motivos, estão a complexidade do tema e a falta de dados. Porém, devido a recentes avanços na coleta de dados no Brasil, como o registro de acidentes da PRF em coordenadas geográficas, o Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT) ...
Modelo de Previsão de Acidentes (MPA) está entre os temas mais estudados em Segurança Viária, sendo peça chave do HSM (Manual de Segurança Viária), editado nos Estados Unidos em 2010. Contudo, a sua utilização tem sido pouco explorada no contexto nacional. Dentre os motivos, estão a complexidade do tema e a falta de dados. Porém, devido a recentes avanços na coleta de dados no Brasil, como o registro de acidentes da PRF em coordenadas geográficas, o Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT) e o Programa BR-Legal, um extenso banco de dados foi disponibilizado, viabilizando o uso de MPAs em todo o país. Com o objetivo de aprofundar o estudo do tema e entender o melhor caminho para obter um MPA adequado para o Brasil, essa dissertação comparou duas abordagens diferentes: a transferência do modelo do HSM e o desenvolvimento de novos modelos. Para isso foram utilizados dados de 1723,47 quilômetros de rodovias rurais de pista simples no estado do Rio Grande do Sul. O modelo do HSM foi transferido a partir de três diferentes métodos: diretamente, por fatores de calibração e por função de calibração. Também foram desenvolvidos diferentes modelos com a utilização de diferentes variáveis, analisados para dois tipos de segmentação: a segmentação homogênea e a segmentação de acordo com os dados do Programa BR-Legal, do DNIT. Os testes de qualidade dos modelos demonstraram que apesar de o modelo do HSM ser o mais difundido, a sua aplicação direta, e mesmo a sua calibração com um único fator de calibração, como orientado pelo manual, não resultam em uma calibração satisfatória. Uma melhor transferibilidade do modelo é possível através de métodos alternativos, como a função de calibração. O desenvolvimento de novos modelos através do passo a passo demonstrado neste trabalho é uma alternativa viável, podendo apresentar resultados superiores ao da transferência do modelo do HSM e de mais simples utilização, pois possui um número muito menor de variáveis a serem coletadas e introduzidas no modelo. ...
Abstract
Safety Performance Function (SPF) is among the most studied subjects in Road Safety, being a vital part of the HSM (Highway Safety Manual), published in the United States in 2010. However, its use has been little explored in the national context. Among the reasons is the complexity of the theme and the lack of data. However, due to recent advances in Brazil's data collection, such as the registration of PRF crashes in geographical coordinates, the National Traffic Counting Plan (PNCT), and the ...
Safety Performance Function (SPF) is among the most studied subjects in Road Safety, being a vital part of the HSM (Highway Safety Manual), published in the United States in 2010. However, its use has been little explored in the national context. Among the reasons is the complexity of the theme and the lack of data. However, due to recent advances in Brazil's data collection, such as the registration of PRF crashes in geographical coordinates, the National Traffic Counting Plan (PNCT), and the BR-Legal Program, an extensive database was made available enabling the use of SPFs all over the country. In order to deepen the study of the theme and understand the best way to obtain a SPF suitable for the Brazilian context, this thesis aims to compare two approaches: the transfer of the HSM model and the development of new models. For this, data from 1723.47 kilometers of two-lane rural highways in the state of Rio Grande do Sul were used. The HSM model was transferred to the local scenario using three methods: directly, by calibration factors, and by calibration functions. Different models were also developed using different variables, analyzed for two types of segmentation: homogeneous segmentation and segmentation according to data from the BR-Legal Program, from DNIT. The goodness-of-fit tests demonstrated that although the HSM model is the most widespread, its direct application and even its calibration with a single calibration factor, as guided by the manual, do not result in a satisfactory calibration. Better transferability of the model is possible through alternative methods, such as the calibration function. The development of new SPFs through the step-by-step demonstrated in this study is a viable alternative, which may present results superior to the HSM model's transfer and simpler to use, as it has fewer variables to be collected and introduced. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportes.
Coleções
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