Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA
dc.contributor.advisor | Godinho, Ana Cláudia Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Mariana da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-14T04:30:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/221136 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda como temática principal os processos cognitivos de jovens e adultos na perspectiva da aprendizagem escolar e as (inter) relações que nela ocorrem e impactam a vida desses sujeitos fora do contexto escolar, considerado como um espaço importante e potente. Mas que não deslegitima a aprendizagem que construíram ao longo de suas vidas fora do contexto escolar formal (subjetividades). Ainda trata da importância da formação continuada do profissional de Educação de Jovens e Adultos (EJA) como garantia de uma docência de qualidade e igualitária perante às outras modalidade da Educação Básica para esses sujeitos, conforme garante o Art.2 das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). A metodologia usada foi a qualitativa, além dos materiais empíricos, os relatos da prática docente realizada em uma escola municipal de Porto Alegre/RS, referência na modalidade de Jovens e adultos, na qual se buscou valorizar e aprofundar as subjetividades de cada aluno como ferramenta de aprendizagem, complementando as pesquisas teóricas baseadas na perspectiva da Psicologia histórico-cultural propostas por Alexander Luria e Lev Vygotsky, em estudos realizados sobre a escolarização de Jovens e Adultos, bem como início do contexto histórico sobre as leis que amparam a EJA, reforçando a importância de um olhar diferenciado para as peculiaridades que a modalidade historicamente carrega, citadas no Parecer CNE/CEB 11/2000 e demais documentos legais que endossam a necessidade de um olhar docente que promova o desenvolvimento social desses sujeito. Os resultados apresentam as possibilidades de desenvolvimento cognitivo através de uma docência preocupada com as subjetividades de cada aluno relacionando suas habilidades advindas de suas vivências e relacionando com os conteúdos escolares, ampliando, assim, suas potencialidades. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o desenvolvimento de jovens e adultos na EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001125409 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)