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dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Viviane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-14T04:27:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221045pt_BR
dc.description.abstractEsta produção acadêmica corresponde a um Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. E busca responder a seguinte pergunta norteadora: como estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental representam/significam o tema de casa? Os objetivos centrais visavam: 1) analisar representações culturais sobre o tema de casa de estudantes entre 7 a 11 anos de idade, de escolas públicas e privadas gaúchas; e 2) identificar como esses estudantes relacionam o tema de casa com a aprendizagem dos conhecimentos escolares. A temática escolhida foi o tema de casa a partir da perspectiva das crianças, com o propósito de investigar as representações culturais das crianças selecionadas para essa pesquisa sobre o assunto. Isso, a fim de captar os seus olhares como protagonistas desta atividade da sala de aula, mas que vai para o espaço da casa. Caracteriza-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, que foi organizada em cinco etapas: contato inicial para apresentação da pesquisa, desenho, nuvem de palavras, questionário no Google, entrevistas online. Em virtude da pandemia da Covid-19, a metodologia dessa pesquisa foi adaptada com o intuito de ser realizada de maneira remota, por isso, as cinco etapas escolhidas para compor o material empírico fundamentaram-se basicamente em plataformas digitais. A principal fonte de interlocução com as crianças participantes da pesquisa foi a rede social Whatsapp, que possibilitou a entrega das atividades solicitadas, o esclarecimento de dúvidas e a realização das entrevistas por meio de videochamada. Autores como Michel Foucault (1999) e Stuart Hall (1997) fundamentaram as análises dos materiais produzidos, o primeiro para tratar a docilização dos corpos que a escolarização fabrica e o segundo sobre as representações culturais que as crianças reproduzem para significar esta prática escolar. O resultado das análises mostrou que os/as estudantes reforçam discursos enraizados na sociedade para representar o tema de casa como: “para aprender mais”, “para praticar o que aprende em sala de aula”, “para aprender melhor”. Estes foram só alguns dos argumentos utilizados pelas crianças quando questionadas sobre a importância dessa atividade. O resultado de uma das etapas, os desenhos, aspectos como: a representação do espaço, a organização dos materiais, a dúvida demonstrada por pontos de interrogação, a presença da professora e a postura imaginada de “bons alunos” foram retratadas em três desenhos selecionados. Os desenhos reafirmam o modelo de aluno que a escola deseja formar e apresenta os corpos disciplinados e obedientes que as crianças já compreenderam que devem buscar, representação construída ao longo dos poucos anos de escolaridade regular. O formato do tema de casa e as cobranças sobre seu resultado fazem com que as crianças se sintam vigiadas e controladas mesmo dentro do ambiente doméstico, produzindo sujeitos mais disciplinados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRepresentação culturalpt_BR
dc.subjectTarefas de estudopt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.titleRepresentações culturais sobre tema de casa: O que as crianças pensam sobre esta atividade?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125413pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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