O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Tipo
Outro título
Practical training in fieldwork in the natural sciences in a teacher accreditation course : an overview based on school spaces
Assunto
Resumo
O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efe ...
O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores/as dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores/as supervisores de estágio nas escolas. Após a análise, osresultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações os territórios de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores/as por área de conhecimento emCiências da Natureza voltada para as especificidades do campo ...
Abstract
This article is based on a final course project in a teacher accreditation course in fieldwork in the natural sciences at the Federal University at Rio Grande do Sul (UFRGS), at the Porto Alegre campus. The project investigated the academic profile, challenges and opportunities related to teacher education found in municipalities served by the program for accreditation in fieldwork for natural sciences teachers (EduCampo). The study was organized in three phases: a survey of the locations encom ...
This article is based on a final course project in a teacher accreditation course in fieldwork in the natural sciences at the Federal University at Rio Grande do Sul (UFRGS), at the Porto Alegre campus. The project investigated the academic profile, challenges and opportunities related to teacher education found in municipalities served by the program for accreditation in fieldwork for natural sciences teachers (EduCampo). The study was organized in three phases: a survey of the locations encompassed by and the effective action of the program; a survey and organization of data about the schools and teachers at the locations where the teaching training takes place; and interviews with teachers and supervisors of teacher training in the schools. After the analysis, the results reveal the potentials and need for articulations among the territories encompassed by the course; the demand for recognition of the course in the metropolitan region; and the importance of training teachers in the natural sciences for the specificities of fieldwork. ...
Contido em
Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 2, n. 2 (2019), p. 185-203
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License