Pensamento, cinema e estética do tempo
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Data
2016Tipo
Outro título
Thought, cinema and aesthetic of the time
Resumo
Este artigo propõe uma investigação na teoria cinematográfica de Gilles Deleuze, a partir da questão filosófica que move todo sua obra: “o que é pensar?”, “como pensar o pensamento?”, e “como descrever sua inventividade?”. O problema que Deleuze tratará como: “imagem do pensamento”. Se o conceito de imagem se transforma ao longo de sua filosofia, Deleuze terá na Arte, a possibilidade real do pensamento como criação. Deste ponto, o pensamento se fará imagem, de um modo decisivo, até o final de s ...
Este artigo propõe uma investigação na teoria cinematográfica de Gilles Deleuze, a partir da questão filosófica que move todo sua obra: “o que é pensar?”, “como pensar o pensamento?”, e “como descrever sua inventividade?”. O problema que Deleuze tratará como: “imagem do pensamento”. Se o conceito de imagem se transforma ao longo de sua filosofia, Deleuze terá na Arte, a possibilidade real do pensamento como criação. Deste ponto, o pensamento se fará imagem, de um modo decisivo, até o final de sua obra. Assim, esta pesquisa apresenta como o cinema é intercessor para a filosofia deleuziana, apresentando a imagem cinematográfica como forma de pensamento, e a máxima de que “o cinema pensa”. ...
Abstract
This paper proposes an investigation into film theory of Gilles Deleuze, and the philosophical question that moves all his work: "What is thinking?". The problem that Deleuze calls "image of thought." The concept of image is transformed throughout Deleuze's philosophy,the author have in art, the real possibility of thought as creation. From this point, the thought will image, in a decisive way, until the end of his work. This research presents the cinema like an intercessor for Deleuze's philos ...
This paper proposes an investigation into film theory of Gilles Deleuze, and the philosophical question that moves all his work: "What is thinking?". The problem that Deleuze calls "image of thought." The concept of image is transformed throughout Deleuze's philosophy,the author have in art, the real possibility of thought as creation. From this point, the thought will image, in a decisive way, until the end of his work. This research presents the cinema like an intercessor for Deleuze's philosophy, showing the cinematic image as a type of thinking, and how "the cinema thinks." ...
Contido em
Quaestio: revista de estudos de educação. Sorocaba, SP. Vol. 18, n. 2 (set. 2016), p. 463-476
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Nacional
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