Modelo de referência para ensino de projeto no contexto da relação universidade-empresa
dc.contributor.advisor | Linden, Júlio Carlos de Souza van der | pt_BR |
dc.contributor.author | Luca, Giovani Simão de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-08T04:42:07Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220658 | pt_BR |
dc.description.abstract | Em cursos de graduação em Design, a disciplina de projeto é a principal responsável por integrar atividades teóricas do curso e apresentar situações próximas daquelas encontradas na profissão que os alunos escolheram exercer. Para isso, o professor pode recorrer a desafios, simulações ou mesmo trazer problemas reais. Construir situações de projeto em volta de situações reais de empresas, proporciona uma experiência rica de aprendizado e interesse, porém existem variáveis ao longo do processo que podem causar o efeito contrário para professores e alunos. Tomando por base as competências de Design, uma avaliação foi realizada no curso de Design da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC com objetivo de entender a percepção dos alunos sobre as competências desenvolvidas em disciplinas que tinham parcerias com empresas. Esse estudo preliminar apontou que as competências de "Foco no Usuário" e "Ideias e Conceitos" foram as mais relacionadas. Os grupos focais realizados em seguida confirmaram esses resultados e mesmo a experiência sendo percebida como positiva, dificuldades como a comunicação com a empresa, ausência de feedback de projeto e a não continuidade de projetos emergiram dessa avaliação. Isso permitiu nortear a fundamentação teórica nos temas centrais desse contexto, assim como realizar um estudo de caso ao longo de duas disciplinas. Estes estudos puderam identificar uma colaboração promissora na turma iniciante e outra excelente naquela concluinte. A partir de um modelo conceitual que identifica as principais etapas e interações da relação, foi possível identificar quais eram os fatores relevantes para uma excelente colaboração. Ao final, usando como base as competências do designer, a literatura sobre interação universidade-empresa e os métodos de avaliação de projeto, um modelo de referência é proposto para professores e empresas. | pt_BR |
dc.description.abstract | In Design graduation courses, the discipline of the project is the main thing to integrate the theoretical activities of the course and present situations similar to the one found in the ocupation that the students chose to do. For this to happen, the teacher can appeal to challenges, simulations or even being real problems. To build project situations around companies real situations, enables a rich interest and learning experience, even though there are variables throughout the process that can cause the opposite effect for teachers and students. Taking the competencies of the Design as a base, an evaluation took place at the Design course of the University of the Extremo Sul Catarinense - UNESC - with the goal of understanding the perceptions of the students regarding the competencies developed in subjects that had partnerships with companies. This preliminary study pointed that the competencies of “Focus on User” and “Ideas of Concepts” were the most related. The focal groups that happened just after, confirmed these results and that even with the experience being noticed as positive, difficulties regarding communication with the company, the absence of feedback of project and the non continuation of projects emerged from this evaluation. This allowed the guidance of the theoretical reasoning on the central themes of this context, and also to do a case of study along the two subjects. These studies were able to identify a promising collaboration in the beginning class and an excellent one in that concluding one. From a conceptual model that identifies the main stages and interactions of the relationship, it was possible to identify which were the relevant factors for an excellent collaboration. Having the competencies of the designer as a base, the literature about the interaction between university - company and the methods of evaluation of the project, a model of reference will be suggested for teachers and companies. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Design Education | en |
dc.subject | Projeto | pt_BR |
dc.subject | Feedback | en |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.subject | U-E Relation | en |
dc.subject | Competencies | en |
dc.subject | Empresa | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.title | Modelo de referência para ensino de projeto no contexto da relação universidade-empresa | pt_BR |
dc.title.alternative | Reference model for the teaching of project on the context of the relation university-company | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001125226 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Applied and Social Sciences (6097)Design (391)