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dc.contributor.advisorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.contributor.authorMaciel Júnior, Maurício de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-08T04:41:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220648pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo ver como o ensino remoto de matemática ocorreu em escolas bilingues para surdos no estado do Rio Grande do Sul. Para tal, foram entrevistados três professores de matemática de escolas de surdos do Rio Grande do Sul. As teorizações que deram suporte à investigação se encontram, majoritariamente, nos campos dos Estudos Surdos e da Educação Matemática. Após a realização das entrevistas, as falas dos professores foram observadas e agrupadas de acordo com suas recorrências. Após a análise dos excertos, constatou-se que os professores entrevistados, antes de se identificarem como professores de matemática, viam-se como professores de surdos, preocupados com questões que envolvem língua de sinais, cultura e identidade. Em relação às aulas remotas, viu-se uma série de dificuldades que a falta de equipamentos de qualidade e boa conexão à internet causam ao ensino remoto. Tal fato se intensifica na realidade de alunos surdos, pois utilizam vídeos, os quais costumam demandar mais dos dispositivos do que áudios. Por fim, pondera-se a respeito do papel do professor de surdos e seus investimentos na qualidade de suas aulas – fortemente marcadas pela utilização de materiais visuais e jogos –, sendo notáveis as particularidades do perfil dos profissionais entrevistados.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aimed to see how the remote teaching of mathematics occurred in bilingual schools for the deaf in the state of Rio Grande do Sul. To this end, three mathematics teachers from deaf schools in Rio Grande do Sul, all hearing people, were interviewed. The theorizations that gave support to the investigation were located, mainly, in the fields of Deaf Studies and Mathematics Education. After performing the interviews, the teachers' statements were observed and grouped according to their recurrences. After analyzing the excerpts, it was found that the interviewed teachers, before identifying themselves as mathematics teachers, saw themselves as deaf teachers, concerned with issues involving sign language, culture and identity. In relation to remote classes, there was a series of difficulties the lack of quality equipment and good internet connection cause to the remote education. This fact is intensified in the reality of deaf students, as they use videos, which tend to demand more from devices than audios. Finally, it’s pondered about the role of the deaf teacher and his investments in the quality of his classes – strongly marked by the use of visual materials and games –, being notable as particularities of the profile of the interviewed professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingual educationen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical educationen
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectRemote teachingen
dc.titleO ensino remoto de matemática em escolas bilíngues para surdos do Rio Grande do Sul : relatos de professores durante o isolamento socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125186pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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