Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Vogt, Francieli Bruckchem Peixoto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-06T04:37:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220573 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação é resultado de uma Pesquisa Bibliográfica que teve como objetivo geral realizar uma pesquisa bibliográfica acerca dos termos ‘Alfabetização Digital’ e “Letramento Digital” no que tange aos processos de alfabetização realizados em ambientes variados e com a interferência de recursos digitais diversos. Para tanto, foram pautados três objetivos específicos: produzir uma pesquisa bibliográfica que trata do tema alfabetização digital e letramento digital; mapear a bibliografia encontrada dividindo-as em categorias por foco e tema de pesquisa; identificar, a partir da pesquisa bibliográfica, as contribuições dos autores para o processo de alfabetização tanto no ensino remoto quanto para as salas de aula presenciais a fim de favorecer o aprendizado dos alunos. O material empírico da pesquisa é composto por quarenta e cinco publicações produzidas no Brasil no período de 2010 a 2020. Essa pesquisa foi realizada em quatro repositórios digitais. Essas publicações foram organizadas em cinco eixos de análise, quais sejam: o uso de mídias e jogos digitais como facilitadores do processo de alfabetização; a influência do uso de tecnologias no processo de alfabetização; a importância da inovação digital no processo de alfabetização; a leitura e a escrita em suporte digital; a importância da capacitação de professores no trabalho com recursos digitais. Ao final desta pesquisa concluiu-se que ainda há relativamente poucas publicações que abordem especificamente o termo alfabetização digital e/ou as estratégias e recursos possíveis para este tema. Os trabalhos selecionados também mencionam poucas aprendizagens específicas da alfabetização e com maior frequência os conhecimentos do letramento, uma vez que consideram as influências das tecnologias no contexto social dos alunos em sua grande maioria. Ao observarmos os anos de publicação dos estudos vê-se um aumento na quantidade de publicações relacionadas ao uso dos recursos digitais em sala de aula e isso pode indicar que estamos em um processo de construção desta modalidade de pesquisa e área de interesse e, ao que tudo indica, no decorrer dos anos teremos uma quantidade ainda mais significativa de estudos com essa temática. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.title | Alfabetização & letramento digitais: um estudo sobre as contribuições para a alfabetização e o letramento em tempos de cultura digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001125049 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2020 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)