Memória e (re)existência : a trajetória intercultural da Ação Saberes Indígenas na Escola
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Memory and (re)existence : the intercultural path of the program Indigenous Knowledge at School
Assunto
Resumo
A Ação Saberes Indígenas na Escola produz movimentos importantes na direção da escola indígena sonhada. O presente texto narra a intensidade, as contradições, alegrias e dores da relação entre agentes da universidade e das comunidades Kaingang e Guarani que participam deste programa. A reflexão, de autoria de um professor formador Kaingang e de duas professoras não indígenas coordenadoras institucionais da Ação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, permeou também as vivências aqui relat ...
A Ação Saberes Indígenas na Escola produz movimentos importantes na direção da escola indígena sonhada. O presente texto narra a intensidade, as contradições, alegrias e dores da relação entre agentes da universidade e das comunidades Kaingang e Guarani que participam deste programa. A reflexão, de autoria de um professor formador Kaingang e de duas professoras não indígenas coordenadoras institucionais da Ação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, permeou também as vivências aqui relatadas e suas contribuições para compreender os sentidos da interculturalidade nos diálogos, no trabalho nas escolas indígenas, nas comunidades e na universidade. O debate sobre a afirmação/recuperação das línguas, a elaboração dos materiais didáticos, as reflexões sobre a escola indígena e a organização das lutas por meio do espaço desta Ação reverberam em aprendizagens aqui narradas, como memória e (re)existência da caminhada intercultural. ...
Abstract
The program Indigenous Knowledge at School has produced important movements in the quest for a dreamed indigenous school. The present text features a narrative on the intensity, the contradictions, joys, and pains of the relationship between the university and the Kaingang and Guarani communities who participate in this program. The reflections − by a Kaingang teacher and two non-indigenous teachers who coordinate the program at the University − are also present in the experiences reported here ...
The program Indigenous Knowledge at School has produced important movements in the quest for a dreamed indigenous school. The present text features a narrative on the intensity, the contradictions, joys, and pains of the relationship between the university and the Kaingang and Guarani communities who participate in this program. The reflections − by a Kaingang teacher and two non-indigenous teachers who coordinate the program at the University − are also present in the experiences reported here, as those teacher’s contributions to understand the meanings of interculturality in the dialogues, in the everyday work at the indigenous schools, communities, and university. The debate on such themes as the affirmation, recognition, and revival of indigenous languages; the elaboration of teaching materials; reflections on the indigenous school; and the organization of struggles built during the program reverberates in the learnings here narrated, such as memory and the (re)existence of an intercultural path. ...
Contido em
Tellus. Campo Grande, MS. Vol. 20, n. 43 (set./dez. 2020), p. 193-216
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39351)Ciências Humanas (6733)
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)