O futuro da nação : instrução, educação e racialização da infância (Porto Alegre, RS, c. 1871-1910)
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Data
2021Tipo
Outro título
The future of the nation : instruction, education and racialization of childhood (Porto Alegre, RS, c. 1871-1910)
Resumo
Oartigo problematiza o processo de racialização da infância registradono períodocompreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre.Considerando a infância como uma construção social e a racialização como a forma pela qual a ideia de raça ganhou movimento no cotidiano das relações sociais, evidenciamosos diferentes agentese ideias que conflitavamos sentidos de educaçãoe instrução ...
Oartigo problematiza o processo de racialização da infância registradono períodocompreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre.Considerando a infância como uma construção social e a racialização como a forma pela qual a ideia de raça ganhou movimento no cotidiano das relações sociais, evidenciamosos diferentes agentese ideias que conflitavamos sentidos de educaçãoe instrução.Utilizou-sea metodologia qualitativae, como fontes,leis, relatórios, processos de tutela e escritos publicados na imprensa negra. ...
Abstract
The article problematizes the process of childhood’s racialization registered in the period between the emancipationist process triggered by the law of 1871 and the years after the Abolition, from Rio Grande do Sul and its capital, Porto Alegre. Called childhood as a social construction and racialization as the way in which the idea of race gained momentum in daily social relations, evidence from different agents and ideas that conflicted the meanings of education and instruction. Qualitative m ...
The article problematizes the process of childhood’s racialization registered in the period between the emancipationist process triggered by the law of 1871 and the years after the Abolition, from Rio Grande do Sul and its capital, Porto Alegre. Called childhood as a social construction and racialization as the way in which the idea of race gained momentum in daily social relations, evidence from different agents and ideas that conflicted the meanings of education and instruction. Qualitative methodology was used and, as sources, laws, reports, guardianship processes and written in the black press ...
Contido em
Revista Brasileira de história & ciências sociais. Rio Grande, RS. Vol. 13, n.25 (2021), p. 60-90
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