Produção artesanal com mulheres em prisões : reflexão e criatividade superando a lógica patriarcal
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Outro título
Artisanal production with women in prison : reflection and creativity overcoming the patriarchal logic
Producción artesanal con mujeres en prisión : reflexión y creatividad para superar el patriarcado
Assunto
Resumo
Abordamos, neste artigo, pressupostos teórico-metodológicos que orientaram a realização de oficinas de artesanato com mulheres em situação de prisão por meio da extensão universitária. Problematizamos o aprisionamento, analisando a subjugação histórica das mulheres a qual passou, também, pelos trabalhos manuais. Partindo de pesquisas acadêmicas realizadas nos últimos anos, incorporamos elementos das pedagogias que são (re)inventadas por mulheres, no momento em que se reúnem para aprender e ensi ...
Abordamos, neste artigo, pressupostos teórico-metodológicos que orientaram a realização de oficinas de artesanato com mulheres em situação de prisão por meio da extensão universitária. Problematizamos o aprisionamento, analisando a subjugação histórica das mulheres a qual passou, também, pelos trabalhos manuais. Partindo de pesquisas acadêmicas realizadas nos últimos anos, incorporamos elementos das pedagogias que são (re)inventadas por mulheres, no momento em que se reúnem para aprender e ensinar trabalhos manuais. Apresentamos subsídios para (re)pensar a produção artesanal como prática criativa e reflexiva, questionando a lógica patriarcal que essas atividades tendem a assumir. ...
Resumen
In this article we approach theoretical and methodological assumptions which guided the making of handcraft workshops with women in prison by means of a university outreach program. We problematized imprisonment, analyzing the historic subjugation of women, which has affected manual labor as well. Using recent academic research as a starting point, we incorporated elements from pedagogies that are (re)invented by women when they gather to learn and teach handcrafts. We present subsidies to (re) ...
In this article we approach theoretical and methodological assumptions which guided the making of handcraft workshops with women in prison by means of a university outreach program. We problematized imprisonment, analyzing the historic subjugation of women, which has affected manual labor as well. Using recent academic research as a starting point, we incorporated elements from pedagogies that are (re)invented by women when they gather to learn and teach handcrafts. We present subsidies to (re)think artisanal production as a reflective and creative practice, questioning the patriarchal logic characteristics that such activities tend to undertake ...
Abstract
En este artículo abordaremos los supuestos teórico-metodológicos que orientaron la realización de talleres de artesanía con mujeres en situación de prisión, por medio de actividades de extensión universitaria. Problematizamos el encarcelamiento analizando la subyugación histórica de las mujeres, la que también ha pasado por las manualidades. A partir de investigaciones académicas realizadas en los últimos años, incorporamos elementos de pedagogías (re)inventadas por mujeres que se reúnen para a ...
En este artículo abordaremos los supuestos teórico-metodológicos que orientaron la realización de talleres de artesanía con mujeres en situación de prisión, por medio de actividades de extensión universitaria. Problematizamos el encarcelamiento analizando la subyugación histórica de las mujeres, la que también ha pasado por las manualidades. A partir de investigaciones académicas realizadas en los últimos años, incorporamos elementos de pedagogías (re)inventadas por mujeres que se reúnen para aprender y enseñar trabajos manuales. Aportamos propuestas para (re)pensar la producción artesanal como práctica creativa y reflexiva, cuestionando la lógica patriarcal que estas actividades tienden a asumir. ...
Contido em
Reflexão e ação. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 27, n.2 (set./dez. 2019), p. 7-21
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License