Arte para a docência : estética e criação na formação docente
Fecha
2013Otro título
Art in the act of Teaching : aesthetics and creation in the training of teachers
Arte para la docencia : estética y creación en la formación docente
Materia
Resumo
O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de ...
O presente artigo pretende discutir relações possíveis entre arte, estética e formação docente em qualquer área de conhecimento, a partir de experiências realizadas nas disciplinas de Didática de cursos de licenciatura e provocações advindas de produções artísticas diversas tais como a obra “As meninas”, de Diego Velázquez, ou a exposição “Cuide de você”, de Sophie Calle. Ao pensarmos se arte e experiência estética podem alimentar a constituição da docência ou se é possível encontrar espaços de criação na docência da Educação Básica, acredita-se na potencialidade que a arte e, em especial, a arte contemporânea tem para desalojar os nossos modos mais seguros com os quais pensamos nossas atividades docentes: planejamentos, metodologias e estratégias de ensino, modos de avaliar e registrar. Na medida em que se percebe o quanto a docência está imersa em um discurso pedagógico prescritivo e sensato, e se deixa impregnar pouco pelas provocações que a arte pode nos trazer, um dos principais propósitos do artigo é, com a parceria teórica de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, potencializar o pensamento sobre a nossa própria capacidade de reinventar a docência e seus processos de formação, os tornando, de algum modo, “obras de arte”. ...
Abstract
This paper discusses thepossible relations between art, aesthetics and teacher training in all fields of knowledge, based on experiments conducted during the disciplines of Didactics of undergraduate programmes and on challenges coming from various artistic productions such as the work “Las Meninas” by Diego Velázquez and the exhibition “Take Care of Yourself,” by Sophie Calle. By wondering whether art and the aesthetic experience can support the act of teaching or whether it is possible to fin ...
This paper discusses thepossible relations between art, aesthetics and teacher training in all fields of knowledge, based on experiments conducted during the disciplines of Didactics of undergraduate programmes and on challenges coming from various artistic productions such as the work “Las Meninas” by Diego Velázquez and the exhibition “Take Care of Yourself,” by Sophie Calle. By wondering whether art and the aesthetic experience can support the act of teaching or whether it is possible to find room for creation for basic education teachers, we believe in the potential of art—especially contemporary art—in dislodging our established ways of questioning our teaching activities: planning, methodology and teaching strategies, modes of evaluation and recording. As one realizes how much the act of teaching finds itself immersed in a prescriptive and sensible pedagogical discourse, not very often allowing itself to be influenced by the challenges art is able to offer, one of the main goals of this article—with inputs from Michel Foucault's and Friedrich Nietzsche's theories—is to potentialise the ideas about our own ability to reinvent the activity of teaching and its training processes, transforming them, somehow, into “works of art. ...
Resumen
El presente artículo pretende discutir relaciones posibles entre arte, estética y formación docente en cualquier área del conocimiento a partir de experiencias realizadas en las disciplinas de Didáctica de cursos de licenciatura y provocaciones que surgen de producciones artísticas diversas, tales como la obra "Las meninas" por Diego Velázquez, o la exposición "Cuide de Você", de Sophie Calle. Cuando pensamos si el arte y la experiencia estética pueden alimentar a la constitución de la docencia ...
El presente artículo pretende discutir relaciones posibles entre arte, estética y formación docente en cualquier área del conocimiento a partir de experiencias realizadas en las disciplinas de Didáctica de cursos de licenciatura y provocaciones que surgen de producciones artísticas diversas, tales como la obra "Las meninas" por Diego Velázquez, o la exposición "Cuide de Você", de Sophie Calle. Cuando pensamos si el arte y la experiencia estética pueden alimentar a la constitución de la docencia o si es posible encontrar espacios de creación en la docencia de la Educación Básica, creemos en la potencialidad que el arte y, en particular, el arte contemporáneo tiene para desalojar nuestros modos más seguros con los cuales pensamos nuestras actividades docentes: planificaciones, metodologías y estrategias de enseñanza, las formas de evaluar y registrar. En la medida en que uno se da cuenta de cuánto la docencia está inmersa en un discurso pedagógico prescriptivo y sensato, y se deja impregnar poco por las provocaciones que el arte nos puede traer, uno de los principales propósitos de este artículo es con la colaboración teórica de Michel Foucault y Friedrich Nietzsche, potenciar el pensamiento sobre nuestra propia capacidad de reinventar la docencia y sus procesos de formación, convirtiéndolos de algún modo, en "obras de arte". ...
En
Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 21, n. 22 (mar. 2013), p. 1-22
Origen
Estranjero
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Humanas (6919)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License