Proposta de modelo teórico multivariado para associações entre a satisfação psicológica nas aulas de Educação Física, prática de esporte e indicadores de saúde com atividade física em adolescentes
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Objetivos: verificar as relações multivariadas entre a satisfação psicológica nas aulas de educação física, indicadores de saúde e atividade física de adolescentes em uma revisão sistemática; e propor um modelo teórico de relações multivariadas para verificar a associação entre a satisfação psicológica nas aulas de educação física com níveis de atividade física, considerando a contribuição da prática de esporte, indicadores de saúde, idade e sexo nessas relações. Métodos: Esta tese é composta p ...
Objetivos: verificar as relações multivariadas entre a satisfação psicológica nas aulas de educação física, indicadores de saúde e atividade física de adolescentes em uma revisão sistemática; e propor um modelo teórico de relações multivariadas para verificar a associação entre a satisfação psicológica nas aulas de educação física com níveis de atividade física, considerando a contribuição da prática de esporte, indicadores de saúde, idade e sexo nessas relações. Métodos: Esta tese é composta por dois estudos: no capítulo 1 é apresentada uma revisão sistemática sobre estudos multivariados, realizada nas bases de dados EBSCOHOST MEDLINE COMPLETE, EBSCOHOST CAPES FSTA e PUBMED. A seleção de artigos seguiu orientações do PRISMA, incluindo publicações entre 2010 a 2019 de acordo com critérios de inclusão, como faixa etária e a qualidade metodológica para estudos observacionais. O capítulo 2 apresenta um estudo original de uma proposta de modelo teórico multivariado de associações. Trata-se de uma pesquisa transversal, com abordagem quantitativa. Foi realizado em uma cidade do Sul do Brasil com uma amostra de 470 adolescentes, em idades entre 11 a 17 anos provenientes de 4 escolas selecionadas por critério de conveniência. A satisfação psicológica na educação física, prática de esporte, indicadores de saúde (tempo de sono, sedentarismo e qualidade de vida) e os níveis de atividade física foram avaliados de forma auto reportada a partir de questionários. As relações entre essas variáveis, idade e sexo, foram testadas em um modelo de equações estruturais. Resultados: A revisão sistemática sugere, de modo fragmentado em diferentes pesquisas, que altos níveis de satisfação na educação física e melhores valores de indicadores de saúde se relacionaram positivamente com os níveis de atividade física moderada e vigorosa. Observou-se a necessidade de um estudo que avalie essas relações em um modelo complexo em uma mesma amostra. Consequentemente, o estudo original indicou que a proposta de modelo multivariado apresentou relações positivas entre a satisfação psicológica na educação física com níveis de atividade física, moderada pela prática de esporte, indicadores de saúde (qualidade de vida, tempo de sono e menor sedentarismo), sexo e idade. Considerações finais: A literatura sugere que há associação da elevada satisfação psicológica nas aulas de educação física e melhores indicadores de saúde (qualidade de vida, sono e menor sedentarismo) com elevados níveis de atividade física. O modelo testado indica que adolescentes os quais praticam esportes tem melhor qualidade de vida, maior tempo de sono e menor sedentarismo, contribuindo para o aumento das relações entre melhores níveis de satisfação psicológica nas aulas de educação física com maiores níveis de atividade física, principalmente, nos meninos com menores idades. A partir disso, observa-se a necessidade de oportunizar aumento da prática de esportes no lazer, na escola e no contexto social dos adolescentes para atingirem elevados níveis de satisfação nas aulas de educação física, aumentarem a atividade física e obterem benefícios à saúde. ...
Abstract
Objectives: To verify the multivariate relationships between psychological satisfaction on physical education classes, health indicators and physical activity of adolescents in a systematic review; and to propose a theoretical model of multivariate relationships to verify the association between psychological satisfaction in physical education classes with physical activity levels, considering the contribution of sports practice, health indicators, age, and gender on these relations. Methods: T ...
Objectives: To verify the multivariate relationships between psychological satisfaction on physical education classes, health indicators and physical activity of adolescents in a systematic review; and to propose a theoretical model of multivariate relationships to verify the association between psychological satisfaction in physical education classes with physical activity levels, considering the contribution of sports practice, health indicators, age, and gender on these relations. Methods: This thesis consists of two studies: chapter 1 presents a systematic review of multivariate studies, it was performed in the EBSCOHOST MEDLINE COMPLETE, EBSCOHOST CAPES FSTA and PUBMED databases. The selection of articles followed the PRISMA orientations, including publications from 2010 to 2019 according to inclusion criteria, as age and methodological quality for observational studies. Chapter 2 presents an original study that proposed a multivariate theoretical model of associations. That is a cross-sectional research with a quantitative approach. It carried out in a city from Brazil southern, with a sample of 470 adolescents, aged 11 to 17 years from 4 schools, selected by convenience criteria. Psychological satisfaction in physical education, sports, health indicators (sleep time, sedentary time, and quality of life) and physical activity levels were self-reported using questionnaires. The relationships between these variables, age, and gender, were tested in a structural equation model. Results: The systematic review suggests, in a fragmented way on different studies, that high levels of satisfaction in physical education and better health indicator were positively related to levels of moderate and vigorous physical activity. It observed a necessity for a study that evaluates these relationships in a complex model in the same sample. Consequently, the original study indicated that the multivariate model showing positive relationships between psychological satisfaction in physical education with physical activity levels, moderating by sports practice, health indicators gender, and age. Final considerations: The literature suggests that there is an association between high psychological satisfaction in physical education classes and better health indicators (quality of life, sleep time, and low sedentarism) with higher physical activity levels. The tested model indicates that adolescents who play sports have a higher quality of life, higher sleep time, and less sedentarism, contributing to an increase of relationships between better levels of psychological satisfaction in physical education classes with higher levels of physical activity, especially in boys and fewer ages. Therefore, it observed the need to provides an increase of sports practice in leisure time, school, and in the social context for adolescents to achieving higher physical education satisfaction levels, increasing physical activity and obtain health benefits. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9085)
Este item está licenciado na Creative Commons License