Arquiteturas pedagógicas para a aprendizagem em rede no contexto do seminário integrador
Visualizar/abrir
Data
2013Tipo
Outro título
Pedagogical architectures for the learning in network at the "seminario integrador" context
Assunto
Resumo
Aprender em rede requer, além da disponibilidade dos recursos, um interesse dos participantes na realização de diálogos descentrados, buscando a coordenação dos diversos pontos de vista com o objetivo de fazer emergir um nível mais qualificado de compreensão da temática em debate. A mera disponibilidade da tecnologia, por mais sofisticada que seja não basta. É fundamental que se estabeleça uma política de participação e que o grupo tenha interesse na avaliação cooperativa. Neste sentido, no des ...
Aprender em rede requer, além da disponibilidade dos recursos, um interesse dos participantes na realização de diálogos descentrados, buscando a coordenação dos diversos pontos de vista com o objetivo de fazer emergir um nível mais qualificado de compreensão da temática em debate. A mera disponibilidade da tecnologia, por mais sofisticada que seja não basta. É fundamental que se estabeleça uma política de participação e que o grupo tenha interesse na avaliação cooperativa. Neste sentido, no desenvolvimento do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância e, mais especificamente, na interdisciplina Seminário Integrador, voltada para a formação do professor-pesquisador, usamos o conceito de arquiteturas pedagógicas para o desenvolvimento de propostas inovadoras com ênfase na aprendizagem em rede. Três destas propostas são apresentadas em conjuntos com as discussões sobre seus usos. ...
Abstract
Besides the resources availability, learning in a network requires the participant's interest in the realization of the decentered dialogues, looking for the coordination of different point of views with the goal to emerge one more qualified level of the comprehension of the thematic in discussion. It is not enough to just have the technology available even with it's sophistication. It is essential that a political establishment of participation be established and that the group has interest in ...
Besides the resources availability, learning in a network requires the participant's interest in the realization of the decentered dialogues, looking for the coordination of different point of views with the goal to emerge one more qualified level of the comprehension of the thematic in discussion. It is not enough to just have the technology available even with it's sophistication. It is essential that a political establishment of participation be established and that the group has interest in the cooperative evaluation. In this sense, at the development of the graduation course - licensure in pedagogy at the distance educational mode, more precisely at the "Seminário Integrador" interdiscipline, focused for the professor-researcher formation, we used the pedagogical architectures concept for the development of innovative researches with the emphasis at the network learning. Three of these proposals are presented in conjunct with the discussion about it's uses. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 16 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39123)Ciências Humanas (6674)
Este item está licenciado na Creative Commons License