A construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramento
View/ Open
Date
2013Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ...
Este artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetização ...
Abstract
This paper presents a research about how storytelling in the digital environment may support literacy processes of second grade students. The paper presents literacy theories and discusses relevant aspects about the insertion of digital technologies in this process. Then, the paper proposes the use of a particular tool for storytelling, associated to particular pedagogical practices, as a form to support reading and writing. The paper then presents an experiment about the use of the tool Storyb ...
This paper presents a research about how storytelling in the digital environment may support literacy processes of second grade students. The paper presents literacy theories and discusses relevant aspects about the insertion of digital technologies in this process. Then, the paper proposes the use of a particular tool for storytelling, associated to particular pedagogical practices, as a form to support reading and writing. The paper then presents an experiment about the use of the tool Storybird with second grade students to support literacy. The results of the experiment demonstrated that the tool may support the processes of development of written language of children who are starting to read and write. ...
In
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 9 f.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)
This item is licensed under a Creative Commons License