Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAzeredo, Daniela Capra dept_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T04:34:07Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220261pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma investigação sobre como a construção de narrativas através de ambiente digital pode ser um facilitador ao processo de letramento de alunos de segundo ano do ensino fundamental. O artigo apresenta breve fundamentação teórica sobre alfabetização e letramento, discutindo aspectos relevantes sobre a inserção das tecnologias digitais neste processo. Em seguida, propõe o uso de uma ferramenta para construção de narrativas associada a práticas específicas como forma de apoio ao desenvolvimento da leitura e escrita. O artigo apresenta então um experimento sobre a utilização da ferramenta Storybird com alunos do segundo ano do ensino fundamental, como apoio ao processo de letramento. Os resultados do experimento demonstraram que a ferramenta pode facilitar os processos de construção da linguagem escrita de crianças em fase de alfabetizaçãopt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a research about how storytelling in the digital environment may support literacy processes of second grade students. The paper presents literacy theories and discusses relevant aspects about the insertion of digital technologies in this process. Then, the paper proposes the use of a particular tool for storytelling, associated to particular pedagogical practices, as a form to support reading and writing. The paper then presents an experiment about the use of the tool Storybird with second grade students to support literacy. The results of the experiment demonstrated that the tool may support the processes of development of written language of children who are starting to read and write.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 1 (jan. 2013), 9 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectDigital storytellingen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleA construção de narrativas digitais como apoio ao processo de letramentopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000931321pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples