Pressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelo
Visualizar/abrir
Data
2012Tipo
Outro título
Assumptions, intentions and practices of a distance education course : contributions of studants' perceptions to evalue the model
Presupuestos, intenciones y prácticas de un curso a distancia : contribución de las percepciones de los estudiantes para evaluar el modelo
Assunto
Resumo
A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das pro ...
A transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas. ...
Abstract
The transition between pedagogical models, which distance education is now passing, encounters difficulties in differentiating the fundamental conditions for change. To contribute to this discussion, we present an interactionist model for distance teacher education. We also conduct a preliminary evaluation of the impacts of its application on an undergraduate pedagogy course, in which the students are public school teachers. We have analyzed teachers’ perceptions of the influence ofthe changeso ...
The transition between pedagogical models, which distance education is now passing, encounters difficulties in differentiating the fundamental conditions for change. To contribute to this discussion, we present an interactionist model for distance teacher education. We also conduct a preliminary evaluation of the impacts of its application on an undergraduate pedagogy course, in which the students are public school teachers. We have analyzed teachers’ perceptions of the influence ofthe changeson their personal and professional lives and as students. We also investigated the characteristics of the course that, according to the students, facilitated the learning process. We identified significant correlations between the central elements of the model adopted, the impacts of the course and the facilitative characteristics perceived bythe teacher-students. ...
Resumen
En la transicién de modelos pedagdgicos porla que pasa la Educacién a Distancia en la actualidad, se encuentran dificultades para diferenciar _las condiciones fundamentales de tal transformacién. Con el propdsito de contribuir en esta discusién, presentamos un modelo alternativo/constructivista de formacién de profesores a distancia y realizamos una evaluacién preliminar del impacto de su aplicacién en un Curso de Graduacién en Pedagogia, conformado por profesoras de la Red Publica de Ensefianz ...
En la transicién de modelos pedagdgicos porla que pasa la Educacién a Distancia en la actualidad, se encuentran dificultades para diferenciar _las condiciones fundamentales de tal transformacién. Con el propdsito de contribuir en esta discusién, presentamos un modelo alternativo/constructivista de formacién de profesores a distancia y realizamos una evaluacién preliminar del impacto de su aplicacién en un Curso de Graduacién en Pedagogia, conformado por profesoras de la Red Publica de Ensefianza. Analizamos la percepcién de las estudiantes, en relaciédn con los cambios en su vida (en los ambitos personal, profesional y comoestudiantes) y con respecto a las caracteristicas del curso que se evidenciaron como facilitadoras del proceso de aprendizaje. Observamos correlaciones importantes entre los elementos centrales del modelo adoptado, el impacto del Curso y las caracteristicas facilitadoras percibidas porlas profesoras-alumnas. ...
Contido em
Perspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 30, n.1 (jan./abr. 2012), p. 105-129
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)
Este item está licenciado na Creative Commons License