Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorMenezes, Crediné Silva dept_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T04:34:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220253pt_BR
dc.description.abstractA transição entre modelos pedagógicos, pelo qual passa hoje a Educação a Distância, encontra obstáculos nas dificuldades para a diferenciação das condições fundamentais à mudança. Buscando contribuir para essa discussão, apresentamos um modelo interacionista de formação de professores a distância e realizamos uma avaliação preliminar dos impactos da sua aplicação em um curso de graduação em Pedagogia, em que as estudantes são professoras da rede pública de ensino. Analisamos a percepção das professoras-alunas com respeito às mudanças em suas vidas (nos âmbitos pessoal, profissional e como estudante) e também com respeito às características do curso que se mostraram facilitadoras do processo de aprendizagem. Observamos correlações importantes entre os elementos centrais do modelo adotado, os impactos do curso e as características facilitadoras percebidas pelas professoras-alunas.pt_BR
dc.description.abstractThe transition between pedagogical models, which distance education is now passing, encounters difficulties in differentiating the fundamental conditions for change. To contribute to this discussion, we present an interactionist model for distance teacher education. We also conduct a preliminary evaluation of the impacts of its application on an undergraduate pedagogy course, in which the students are public school teachers. We have analyzed teachers’ perceptions of the influence ofthe changeson their personal and professional lives and as students. We also investigated the characteristics of the course that, according to the students, facilitated the learning process. We identified significant correlations between the central elements of the model adopted, the impacts of the course and the facilitative characteristics perceived bythe teacher-students.en
dc.description.abstractEn la transicién de modelos pedagdgicos porla que pasa la Educacién a Distancia en la actualidad, se encuentran dificultades para diferenciar _las condiciones fundamentales de tal transformacién. Con el propdsito de contribuir en esta discusién, presentamos un modelo alternativo/constructivista de formacién de profesores a distancia y realizamos una evaluacién preliminar del impacto de su aplicacién en un Curso de Graduacién en Pedagogia, conformado por profesoras de la Red Publica de Ensefianza. Analizamos la percepcién de las estudiantes, en relaciédn con los cambios en su vida (en los ambitos personal, profesional y comoestudiantes) y con respecto a las caracteristicas del curso que se evidenciaron como facilitadoras del proceso de aprendizaje. Observamos correlaciones importantes entre los elementos centrales del modelo adoptado, el impacto del Curso y las caracteristicas facilitadoras percibidas porlas profesoras-alumnas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 30, n.1 (jan./abr. 2012), p. 105-129pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectPedagogical modelen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducación a Distanciaes
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectModelos pedagógicoses
dc.titlePressupostos, intenções e práticas de um curso a distância : as contribuições das percepções dos alunos para a avaliação do modelopt_BR
dc.title.alternativeAssumptions, intentions and practices of a distance education course : contributions of studants' perceptions to evalue the modelen
dc.title.alternativePresupuestos, intenciones y prácticas de un curso a distancia : contribución de las percepciones de los estudiantes para evaluar el modeloes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000880875pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples