Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Eros Moreira dept_BR
dc.date.accessioned2021-04-23T04:25:03Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1519-5023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220185pt_BR
dc.description.abstractThe authors of Linguistic Bodies appeal to shared know-how to explain the social and participatory interactions upon which linguistic skills and agency rest. However, some issues lurk around the notion of shared know-how and require attention and clarification. In particular, one issue concerns the agent behind the shared know-how, a second one concerns whether shared know-how can be reducible to individual know-how or not. In this paper, I sustain that there is no single answer to the first issue; depending on the case, shared know-how can belong to the participants of a social activity or to the system the participants bring forth together. In relation to the second issue, I sustain, following the authors, a non-reduc-tive account of shared know-how. I also suggest that responsiveness to others, which is a fundamental element of shared know-how, can be extended by perceptual learning.en
dc.description.abstractOs autores de Linguistic Bodies apelam ao saber-fazer compartilhado para explicar as interações sociais e participativas sobre as quais a agência e as habilidades linguística repousam. Contudo, algumas questões espreitam a noção de saber-fazer compartilhado e requerem atenção e clarificação. Em particular, uma questão diz respeito ao agente por trás do saber-fazer compartilhado, e uma segunda questão diz respeito a se o saber-fazer compartilhado pode ser reduzido ao saber-fazer individual ou não. Neste artigo, eu defendo que não há uma única resposta à primeira pergunta; dependendo do caso, o saber-fazer compartilhado pode pertencer aos participantes da atividade social ou ao sistema que os participantes trazem à tona juntos. Em relação à segunda questão, eu defendo, seguindo os autores, uma abordagem não-redutiva do saber-fazer compartilhado. Eu também sugiro que a responsividade aos outros, que é um elemento fundamental do saber-fazer compartilhado, pode ser estendida pela aprendizagem perceptiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofFilosofia UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 22, n. 1 (Jan./Apr. 2021), p. [94]-101pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação lingüísticapt_BR
dc.subjectShared know-howen
dc.subjectParticipatory sense-makingen
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectSocial agencyen
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectResponsiveness to othersen
dc.subjectEnactivismen
dc.titleThe shared know-how in Linguistic bodiespt_BR
dc.title.alternativeO saber-fazer compartilhado no Linguistic bodies en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001123882pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples