The shared know-how in Linguistic bodies
dc.contributor.author | Carvalho, Eros Moreira de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-23T04:25:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-5023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/220185 | pt_BR |
dc.description.abstract | The authors of Linguistic Bodies appeal to shared know-how to explain the social and participatory interactions upon which linguistic skills and agency rest. However, some issues lurk around the notion of shared know-how and require attention and clarification. In particular, one issue concerns the agent behind the shared know-how, a second one concerns whether shared know-how can be reducible to individual know-how or not. In this paper, I sustain that there is no single answer to the first issue; depending on the case, shared know-how can belong to the participants of a social activity or to the system the participants bring forth together. In relation to the second issue, I sustain, following the authors, a non-reduc-tive account of shared know-how. I also suggest that responsiveness to others, which is a fundamental element of shared know-how, can be extended by perceptual learning. | en |
dc.description.abstract | Os autores de Linguistic Bodies apelam ao saber-fazer compartilhado para explicar as interações sociais e participativas sobre as quais a agência e as habilidades linguística repousam. Contudo, algumas questões espreitam a noção de saber-fazer compartilhado e requerem atenção e clarificação. Em particular, uma questão diz respeito ao agente por trás do saber-fazer compartilhado, e uma segunda questão diz respeito a se o saber-fazer compartilhado pode ser reduzido ao saber-fazer individual ou não. Neste artigo, eu defendo que não há uma única resposta à primeira pergunta; dependendo do caso, o saber-fazer compartilhado pode pertencer aos participantes da atividade social ou ao sistema que os participantes trazem à tona juntos. Em relação à segunda questão, eu defendo, seguindo os autores, uma abordagem não-redutiva do saber-fazer compartilhado. Eu também sugiro que a responsividade aos outros, que é um elemento fundamental do saber-fazer compartilhado, pode ser estendida pela aprendizagem perceptiva. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Filosofia UNISINOS. São Leopoldo, RS. Vol. 22, n. 1 (Jan./Apr. 2021), p. [94]-101 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Comunicação lingüística | pt_BR |
dc.subject | Shared know-how | en |
dc.subject | Participatory sense-making | en |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Social agency | en |
dc.subject | Aprendizado | pt_BR |
dc.subject | Responsiveness to others | en |
dc.subject | Enactivism | en |
dc.title | The shared know-how in Linguistic bodies | pt_BR |
dc.title.alternative | O saber-fazer compartilhado no Linguistic bodies | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001123882 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39172)Ciências Humanas (6695)