Reflexões sobre uma experiência pedagógica democrática : entre a pedagogia diferenciada e os projetos de aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Reflections on a democratic pedagogical experience : between differentiated pedagogy and learning projects
Reflexiones sobre una experiencia pedagógica democrática : entre pedagogía diferenciada y proyectos de aprendizaje
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca investigar as possibilidades pedagógicas de articularmos as propostas teóricas acerca do trabalho por projetos de aprendizagem com os pressupostos da pedagogia diferenciada em uma turma que apresenta uma grande heterogeneidade de níveis de aprendizagem. Para tanto, realizou-se um trabalho pedagógico em uma turma de 25 alunos de um 5º ano e, por meio de registros no diário de campo da pesquisadora, foi possível observar que tal proposta pedagógica os auxiliou no que con ...
O presente trabalho busca investigar as possibilidades pedagógicas de articularmos as propostas teóricas acerca do trabalho por projetos de aprendizagem com os pressupostos da pedagogia diferenciada em uma turma que apresenta uma grande heterogeneidade de níveis de aprendizagem. Para tanto, realizou-se um trabalho pedagógico em uma turma de 25 alunos de um 5º ano e, por meio de registros no diário de campo da pesquisadora, foi possível observar que tal proposta pedagógica os auxiliou no que concerne à sua autonomia, seu processo de aprendizagem, bem como possibilitou que alunos descritos como portadores de dificuldades de aprendizagem em seu processo escolar avançassem em suas aprendizagens. Ao final, realiza-se uma reflexão sobre tal organização pedagógica e sobre as possibilidades para construção de aulas mais democráticas ...
Abstract
This paper aims to investigate the pedagogical possibilities of articulating the theoretical proposals about the work of learning projects with the assumptions of differentiated pedagogy in a class that presents a great heterogeneity of learning levels. The researchers carried out a pedagogical work in a group of 25 students of a 5th grade. With regard to their autonomy, their learning process, as well as enabling students described with learning difficulties in their school process to advance ...
This paper aims to investigate the pedagogical possibilities of articulating the theoretical proposals about the work of learning projects with the assumptions of differentiated pedagogy in a class that presents a great heterogeneity of learning levels. The researchers carried out a pedagogical work in a group of 25 students of a 5th grade. With regard to their autonomy, their learning process, as well as enabling students described with learning difficulties in their school process to advance in their learning. At the end there is a reflection on such pedagogical organization and on the possibilities for building classes that are more democratic. ...
Resumen
El presente trabajo busca investigar las posibilidades pedagógicas de articular las propuestas teóricas sobre el trabajo mediante proyectos de aprendizaje con los supuestos de la pedagogía diferenciada en una clase que presenta una gran heterogeneidad de niveles de aprendizaje. Se realizó un trabajo pedagógico en un grupo de 25 estudiantes de 5to grado, y a través de los registros en el diario de campo del investigador, fue posible observar que dicha propuesta pedagógica los ayudó con respecto ...
El presente trabajo busca investigar las posibilidades pedagógicas de articular las propuestas teóricas sobre el trabajo mediante proyectos de aprendizaje con los supuestos de la pedagogía diferenciada en una clase que presenta una gran heterogeneidad de niveles de aprendizaje. Se realizó un trabajo pedagógico en un grupo de 25 estudiantes de 5to grado, y a través de los registros en el diario de campo del investigador, fue posible observar que dicha propuesta pedagógica los ayudó con respecto a su autonomía, sobre su proceso de aprendizaje. Además de permitir que los estudiantes descritos con dificultades de aprendizaje en su proceso escolar avancen en su aprendizaje. Al final, hay una reflexión sobre tal organización pedagógica y sobre las posibilidades de construir clases más democráticas. ...
Contido em
Revista Atos de Pesquisa em Educação. Blumenau, SC. Vol. 16 (2021), e8413, p. 1-23
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License