Usabilidade de um objeto digital de aprendizagem para o ICDAS : um estudo experimental
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Usability of a digital learning tool for ICDAS : an exploratory study
Resumo
Este estudo experimental teve como objetivo e avaliar a usabilidade de um objeto digital de aprendizagem (ODA; www.ufrgs.br/icdas; Luz et al., 2015 e Alves et al., 2018) divulgado pelas mídias sociais e associações profissionais relacionadas, disponível online para o ensino, treinamento e calibração de examinadores para o método visual de detecção de lesões de cárie utilizando o ICDAS (International Caries Detection and Assessment System). O ODA é uma ferramenta interativa na forma de website c ...
Este estudo experimental teve como objetivo e avaliar a usabilidade de um objeto digital de aprendizagem (ODA; www.ufrgs.br/icdas; Luz et al., 2015 e Alves et al., 2018) divulgado pelas mídias sociais e associações profissionais relacionadas, disponível online para o ensino, treinamento e calibração de examinadores para o método visual de detecção de lesões de cárie utilizando o ICDAS (International Caries Detection and Assessment System). O ODA é uma ferramenta interativa na forma de website com 60 questões contendo fotos de dentes hígidos e cariados, decíduos e permanentes. O ODA foi divulgado online via mídias sociais, para que fosse utilizado tanto por dentistas quanto por estudantes de odontologia. Em um ambiente não-controlado, os usuários foram instruídos a preencher um questionário sobre seu perfil profissional e um questionário de satisfação online após completar o ODA. Dados sobre o número de sessões usadas para completar o ODA e seu tempo médio foram coletados pelo Google analytics. O questionário de satisfação abordou informações a respeito das seguintes características: conteúdo, interface, personalização e aprendizado do usuário. Um total de 343 usuários iniciou o ODA, e 175 completaram as 60 questões e responderam ambos os questionários. O ODA foi mais usado por estudantes (79.6% dos usuários). Os usuários utilizaram 1,7 sessões para responder o ODA em um tempo médio de 16 minutos e 30 segundos cada sessão. O questionário de satisfação mostrou que mais de 81,1% dos usuários achou que o ODA era exatamente o que esperavam e 89,7% achou o ODA útil. 87,4% dos usuários achou que o ODA ajuda a discutir o ICDAS com os colegas e 86,9% achou que o ODA ajuda a discutir o ICDAS com superiores, 84,0% relatou que o ODA oferece resultados imediatos. O ODA foi mais usado para estudantes de odontologia e a satisfação geral com o ODA foi de 84.6%. O estudo mostrou que o ODA desenvolvido possui alta usabilidade para o ensino, treinamento e calibração de examinadores para a detecção visual de lesões de cárie utilizando o ICDAS. ...
Abstract
This exploratory research aimed to evaluate the usability and of a digital learning tool (DLT; www.ufrgs.br/icdas; Luz et al., 2015 and Alves et al., 2018) marketed through social media and professional associations related, available online for teaching, training and calibration of examiners for the visual detection of caries lesions using ICDAS. The DLT is an interactive website tool with 60 questions based on pictures of both sound and carious deciduous and permanent teeth. The DLT was onlin ...
This exploratory research aimed to evaluate the usability and of a digital learning tool (DLT; www.ufrgs.br/icdas; Luz et al., 2015 and Alves et al., 2018) marketed through social media and professional associations related, available online for teaching, training and calibration of examiners for the visual detection of caries lesions using ICDAS. The DLT is an interactive website tool with 60 questions based on pictures of both sound and carious deciduous and permanent teeth. The DLT was online spread through social media in order to achieve dental students and dentists. In a noncontrolled environment, users were instructed to fill out a profile questionnaire and an online satisfaction questionnaire after completing the DLT. Data on number of sessions used to complete the DLT and its average time were collected through Google analytics. The satisfaction questionnaire reported the following characteristics: content, interface, personalization and user learning. A total of 343 users started the DLT, however 175 completed it and filled out both questionnaires. The DLT was most popular among dental students (79.6% of users). Users spent 1.7 sessions to respond the DLT in an average time of 16 minutes and 30 seconds each. Satisfaction questionnaire showed that over 81.1% of users found in the DLT exactly what they expected and 89.7% found the DLT useful. Around 87% found that the DLT helps discussing ICDAS with colleagues (87.4%) and superiors (86.9%), 84% found that the DLT. The DLT was most useful to dental students and overall satisfaction with the DLT was 84.6%. This study showed that the developed DLT has high usability for teaching, training and calibration of examiners for the visual detection of caries lesions using ICDAS. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Programa de Pós-Graduação em Odontologia.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9085)Odontologia (754)
Este item está licenciado na Creative Commons License