O que pode a arte contemporânea no museu: uma reflexão sobre contemplação suspensa, de Rubens Mano
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Data
2020Tipo
Outro título
What can contemporary art do in a museum: a reflection on contemplação suspensa, by Rubens Mano
Assunto
Resumo
Este artigo parte das complexidades inerentes à relação entre a arte contemporânea e o museu para analisar o trabalho contemplação suspensa, desenvolvido pelo artista Rubens Mano para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2008. Trata-se de promover uma reflexão sobre práticas artísticas orientadas à especificidade de contextos e sua articulação crítica no âmbito do museu de arte. A análise aponta para a possibilidade de uma proposição crítica por parte do trabalho, que se manifesta desde o pr ...
Este artigo parte das complexidades inerentes à relação entre a arte contemporânea e o museu para analisar o trabalho contemplação suspensa, desenvolvido pelo artista Rubens Mano para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2008. Trata-se de promover uma reflexão sobre práticas artísticas orientadas à especificidade de contextos e sua articulação crítica no âmbito do museu de arte. A análise aponta para a possibilidade de uma proposição crítica por parte do trabalho, que se manifesta desde o processo de criação da obra, em proximidade e em constante negociação com a instituição. contemplaçãosuspensacria, assim, uma espécie de campo de reflexão na Pinacoteca, convidando o museu a “aprender com a arte e com o artista”, ao se aproximar de seu processo de trabalho. ...
Abstract
This article investigates the complexities within the relationship between contemporary art and the museum by analyzing contemplação suspensa [suspendedcontemplation], an artwork developed by artist Rubens Mano for the Pinacoteca do Estado de São Paulo in 2008. It aims topromote a reflection on context-oriented artistic practices and its limits and possibilities when commissionedby art museums in terms of developing a critical approach on the institution. This analysis identifies a critical pro ...
This article investigates the complexities within the relationship between contemporary art and the museum by analyzing contemplação suspensa [suspendedcontemplation], an artwork developed by artist Rubens Mano for the Pinacoteca do Estado de São Paulo in 2008. It aims topromote a reflection on context-oriented artistic practices and its limits and possibilities when commissionedby art museums in terms of developing a critical approach on the institution. This analysis identifies a critical proposition brought by the artwork from its process of creation on –a process which happens in proximity and in constant negotiation with the museum. The work contemplação suspensacreates a kind of reflection field within the Pinacoteca, inviting the museum to “learn from art andwith theartist” as approachingRubens Mano’s work process. ...
Contido em
MODOS: Revista de História da Arte. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2020), p. 53-67
Origem
Nacional
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