Mostrar el registro sencillo del ítem
O que pode a arte contemporânea no museu: uma reflexão sobre contemplação suspensa, de Rubens Mano
dc.contributor.author | Albuquerque, Fernanda Carvalho de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-06T04:19:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-2963 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/219487 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo parte das complexidades inerentes à relação entre a arte contemporânea e o museu para analisar o trabalho contemplação suspensa, desenvolvido pelo artista Rubens Mano para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2008. Trata-se de promover uma reflexão sobre práticas artísticas orientadas à especificidade de contextos e sua articulação crítica no âmbito do museu de arte. A análise aponta para a possibilidade de uma proposição crítica por parte do trabalho, que se manifesta desde o processo de criação da obra, em proximidade e em constante negociação com a instituição. contemplaçãosuspensacria, assim, uma espécie de campo de reflexão na Pinacoteca, convidando o museu a “aprender com a arte e com o artista”, ao se aproximar de seu processo de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article investigates the complexities within the relationship between contemporary art and the museum by analyzing contemplação suspensa [suspendedcontemplation], an artwork developed by artist Rubens Mano for the Pinacoteca do Estado de São Paulo in 2008. It aims topromote a reflection on context-oriented artistic practices and its limits and possibilities when commissionedby art museums in terms of developing a critical approach on the institution. This analysis identifies a critical proposition brought by the artwork from its process of creation on –a process which happens in proximity and in constant negotiation with the museum. The work contemplação suspensacreates a kind of reflection field within the Pinacoteca, inviting the museum to “learn from art andwith theartist” as approachingRubens Mano’s work process. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | MODOS: Revista de História da Arte. Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Vol. 4, n. 3 (set./dez. 2020), p. 53-67 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Contemporary Art | en |
dc.subject | Museologia | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Context | en |
dc.subject | Mano, Rubens | pt_BR |
dc.subject | Museum | en |
dc.subject | Criticism | en |
dc.title | O que pode a arte contemporânea no museu: uma reflexão sobre contemplação suspensa, de Rubens Mano | pt_BR |
dc.title.alternative | What can contemporary art do in a museum: a reflection on contemplação suspensa, by Rubens Mano | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001123271 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40281)Ciencias Sociales Aplicadas (4125)