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dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorAmorim, Fernanda Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2021-04-02T04:23:24Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219363pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo geral investigar ideias sobre a natureza da música e sobre seus sentidos na educação básica que emergem da literatura sobre avaliação em música da área de educação musical no Brasil. Os objetivos específicos buscaram identificar ideias sobre a natureza da música; analisar parâmetros e/ou critérios e procedimentos empregados e propostos para a avaliação em música na educação básica; examinar sentidos atribuídos ao ensino de música na educação básica e identificar bases que sustentam a literatura sobre avaliação em música na educação básica no Brasil. Teoricamente, a dissertação se sustenta em ideias de Gert Biesta sobre a possibilidade de entendimento da educação como articulação entre propósitos de qualificação, socialização e subjetivação, que envolvem aprendizagem, desenvolvimento e formação, e nas ideias de Wayne Bowman, que concebe a música como fenômeno humano e distingue educação musical de treinamento e instrução musical. A estratégia de pesquisa empregada foi a análise textual, utilizada como estratégia metodológica autônoma. Foi analisado um corpo de quatorze textos: dez artigos publicados em periódicos da área de música no Brasil e quatro capítulos de livro. Da análise dos dados, emergiram diferentes entendimentos de música, atravessados pela ideia da subjetividade. A subjetividade cede espaço para a objetividade e a intersubjetividade na defesa, busca e definição de parâmetros e critérios de avaliação, que procuram preservar a integridade da experiência musical, embora priorizem a dimensão sonora da música. Por meio de uma diversidade de instrumentos, busca-se evitar arbitrariedades e respeitar individualidades, enfatizando mais os processos que os produtos da aprendizagem. Avalia-se tendo em vista a melhoria do ensino e da educação, mas tende-se a focar a qualificação de estudantes, mais especificamente, o desenvolvimento musical, sem explicitar vínculos desse desenvolvimento com sentidos e propósitos da educação básica. Esses resultados apontam para a necessidade de pensar a avaliação não apenas vinculada a um entendimento de ensino musical da música, mas na perspectiva de um ensino educativo da música.pt_BR
dc.description.abstractThis MA dissertation aimed to investigate ideas about the nature of music and its meanings in basic education that emerge from the Brazilian literature on assessment in music. More specifically, it aimed to identify ideas about the nature of music; to analyze parameters and/or criteria and procedures used and proposed for assessing music in basic education; to examine meanings attributed to music teaching in basic education; and to identify the basis that support the literature analyzed. The theoretical framework was constituted by ideas of Gert Biesta who understands education as an articulation between purposes of qualification, socialization and subjectivity, which involve learning, development and formation; and ideas of Wayne Bowman, who conceives music as a human phenomenon and music education as being distinct of musical training and instruction. Adopting the textual analysis as an autonomous methodological strategy, fourteen texts were analyzed: ten papers published in Brazilian journals in the area of music in Brazil and four book chapters. From the data analysis, different understandings of music emerged, crossed by the idea of subjectivity. Subjectivity gives way to objectivity and intersubjectivity in the defense, search and definition of parameters and assessment criteria, which seek to preserve the integrity of the musical experience, although prioritizing the sound dimension of music. A variety of instruments is recommended in order to avoid arbitrariness and to respect individualities, emphasizing processes more than learning products. Assessment is a means to improve teaching and education, but it tends to focus on the qualification of students, more specifically, on their musical development, without explaining the links between musical development and the meanings and purposes of basic education. These results point to the need to conceive assessment not only linked to an understanding of teaching music musically, but in the perspective of teaching music educationally.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAssessment in musicen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMeanings of music in basic educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectIdeas of musicen
dc.titleIdeias sobre música e seus sentidos na educação básica : uma análise a partir da literatura sobre avaliação em música no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123952pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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