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dc.contributor.advisorSalles, Jerusa Fumagalli dept_BR
dc.contributor.authorBecker, Natáliapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-24T04:30:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219219pt_BR
dc.description.abstractEsta tese abordou aspectos teóricos e empíricos do desenvolvimento da leitura, da identificação de risco de dificuldades na educação infantil e da promoção de habilidades de leitura e de escrita em crianças no 2º ano do Ensino Fundamental (EF), através de três estudos. No primeiro estudo investigou-se teoricamente os preditores cognitivo-linguísticos, neurobiológicos, comportamentais e ambientais de risco para dificuldades/transtornos de aprendizagem da leitura e descreveu-se os instrumentos de avaliação com foco na linguagem disponíveis no Brasil. O Estudo 2 descreveu a construção e as evidências de validade de conteúdo de um programa de intervenção / promoção das habilidades de leitura e de escrita para crianças em processo de alfabetização (programa INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita). Por fim, o Estudo 3 avaliou os efeitos do programa INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita conduzido por professores em crianças do segundo ano do EF em medidas de leitura após quatro meses de intervenção. A partir do Estudo 1 conclui-se que as habilidades de linguagem oral como a consciência fonológica e a compreensão oral, o vocabulário, a velocidade de processamento e a memória de trabalho fonológica (habilidades de processamento fonológico) devem ser desenvolvidas para a aprendizagem efetiva da leitura. Além disso, fatores relacionados ao ambiente familiar da criança, assim como o tipo de instrução formal oferecido pela escola, também impactam o desenvolvimento dessa habilidade. O Estudo 2 apresentou o desenvolvimento do programa INELE a partir das habilidades cognitivas preditoras da leitura, com foco na estimulação das habilidades de consciência fonológica, correspondência grafema-fonema, linguagem oral (vocabulário e compreensão), habilidades metacognitivas para compreensão leitora e fluência de leitura em sala de aula, com atividades mediadas pelo professor. O Estudo 3 demonstrou efeitos significativos do programa INELE no progresso do desempenho em leitura de palavras irregulares (rota lexical) e na velocidade de leitura textual nas crianças que receberam a intervenção. A presente tese destaca a importância do acompanhamento de crianças desde a pré-escola até os primeiros anos do Ensino Fundamental I para identificar e prevenir os riscos de dificuldades de leitura e escrita, assim como a importância de capacitar professores com métodos de ensino-instrução da leitura e da escrita baseados em evidência científica. Espera se com esta tese auxiliar clínicos, pesquisadores e educadores a identificar crianças em risco de dificuldades de aprendizagem da leitura, para que possam solicitar avaliações mais específicas, acompanhamentos e implementar práticas de ensino e de promoção das habilidades de escrita e da leitura preventivas e de redução do impacto das dificuldades, tanto no contexto clínico como educacional.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation investigated the theoretical and empirical aspects of reading development, children at-risk of reading disabilities and the promotion of evidence-based reading and writing classroom instruction in second-grade children. The first study reviewed the cognitive-linguistics, neurobiological, behavioral and environmental factors associated to risk of reading disabilities and described the Brazilian instruments available to access literacy skills. The Study 2 described the development and the validity content of a preventive intervention program on classroom reading and writing instruction for beginners’ readers. Finally, the Study 3 assessed the effects of the INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita conducted by teachers in classroom with second-grade children on reading measures. The Study 1 concluded that children must develop oral language skills as phonemic awareness and oral comprehension, vocabulary, speed process and phonological working memory to develop reading. Moreover, familial environment characteristics and school instruction impacts in the reading achievement. The Study 2 developed the INELE program based on the cognitive predictors of reading and it focus on phonemic awareness, grapheme-phoneme correspondences, metacognitive abilities related to reading comprehension and reading fluency stimulation mediated by the teacher classroom. The Study 3 demonstrated significative effects of INELE on oral irregular reading words and on reading fluency in second-grade children. The present dissertation highlights the importance of following literacy and reading development in children from preschool through the first years of elementary school in order to identify the risks of reading disabilities. It also sheds light in the importance of training teacher in evidence-based practices for reading instruction. This dissertation expects to help clinicians, researchers and educators to identify children at-risk of reading disabilities due to assess and monitor these children and offer instruction and interventions to promote reading skills, reducing the difficulties impact in children’s life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectHabilidades para leiturapt_BR
dc.subjectNeuropsicologiapt_BR
dc.subjectCognitive predictorsen
dc.subjectDesenvolvimento de programaspt_BR
dc.subjectResponse to interventionen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectHabilidades para escritapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleIndicadores de risco para dificuldades de aprendizagem da leitura e promoção dessas habilidades através do programa INELE – intervenção neuropsicológica da leitura e da escritapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001123762pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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