Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGurski, Rosept_BR
dc.contributor.authorVon Porster, Fernanda da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T04:22:49Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219200pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de mestrado surge a partir de uma pesquisa que retoma uma experiência de estágio no ano de 2017, com adolescentes que cumpriam medida de Liberdade Assistida no Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Lajeado - RS. Durante o período citado, surgiram questões que diziam respeito à forma como os adolescentes cumpriam suas medidas e eram acompanhados pelos técnicos do Serviço. Ao questionar-se: há condições de um espaço de fala do sujeito na execução da Liberdade Assistida? E, também, como se dá a responsabilização do adolescente na execução dessa medida? Buscou-se tensionar essas questões com conceitos da psicanálise, utilizando o ensaio flânerie como ferramenta metodológica, retomando os registros dos atendimentos dos adolescentes acompanhados pela pesquisadora e as avaliações escritas por eles. Tais questões foram discutidas nesta pesquisa visando tensionar a medida de Liberdade Assistida e a possibilidade de escuta do sujeito adolescente durante sua execução. A proposta é, a partir da experiência supracitada, refletir sobre as condições de construção da responsabilização subjetiva destes jovens a partir da responsabilização jurídica, temáticas caras e necessárias à socioeducação. Trata-se, ainda, de pensar como a construção de um espaço de escuta psicanalítica do sujeito, no âmbito das políticas públicas de Socioeducação, pode contribuir com este processo.pt_BR
dc.description.abstractThis master's work arises from a research that resumes an internship experience in the year 2017, with adolescents who comply with the Assisted Freedom measure in the Social Protection Service for Adolescents in Compliance with the Socio Educational Measure of Assisted Freedom and Service Delivery to Community, at the Specialized Reference Center for Social Assistance (CREAS) in the municipality of Lajeado - RS. During the aforementioned period, questions arose regarding the way the adolescents fulfilled their measures and were followed up by the Service technicians. When asked: are there conditions for a subject's speech space in the execution of Assisted Freedom? And also, how does the adolescent take responsibility for the execution of this measure? We tried to tension these issues with concepts of psychoanalysis, using the flânerie essay as a methodological tool, resuming the records of the adolescents' attendance accompanied by the researcher and as written evaluations by them. These issues were discussed in this research, tensioning the Assisted Freedom measure and the possibility of listening to the adolescent during its execution. The proposal is, based on the aforementioned experience, to reflect on the conditions for building young people's accountability from legal accountability, expensive themes and required for socio-education. It is also a matter of thinking about how the construction of a space for psychoanalytic listening to the subject, within the scope of public socio-educational policies, can contribute to this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiberdade assistidapt_BR
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectSocio-educationen
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectAccountabilityen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectOpen media socio-educational measuresen
dc.subjectEscuta psicanalíticapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectAssisted freedomen
dc.titleSobre a escuta do sujeito em liberdade assistida : reflexões acerca da psicanálise e das medidas socioeducativas de meio abertopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123741pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Culturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples