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dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorManara, Kalil Maihubpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-23T04:22:42Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219197pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo investigar o processo de tomada de decisão no tratamento de crianças com indicadores de TDAH, na percepção de profissionais de saúde mental. Em particular, buscou-se conhecer em que medida a tomada de decisões é compartilhada com a criança e sua família. Participaram do estudo oito profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) da Região Metropolitana de Porto Alegre. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, em que os participantes foram entrevistados individualmente e seus relatos foram submetidos à análise temática. A respeito tomada de decisão no tratamento, foram gerados dois temas, Tratamento padrão e Dificuldades diagnósticas e patologização. Já no que diz respeito à participação dos usuários e seus familiares no processo de tomada de decisão, foram gerados três temas, Informações dos profissionais, Participação como resposta e Divergências criança-família. A tomada de decisão no contexto dos CAPSi estudados enfrenta o desafio da adequação do tratamento às complexidades de cada caso em um contexto de excesso de demanda. Além disso, foram identificados alguns desafios para o envolvimento dos usuários e familiares nas decisões sobre o tratamento. A dificuldade de compreensão das informações sobre o tratamento é geralmente percebida como uma barreira à participação dos usuários nas decisões, e o compartilhamento de informações é associado restritamente a uma função argumentativa. A participação de crianças e familiares nas decisões sobre o tratamento geralmente está restrita ao fornecimento de feedbacks a respeito das intervenções e propostas terapêuticas. Também foram relatadas divergências entre os interesses e preferências das crianças e os expressos por seus familiares. Esses aspectos poderão ser abordados por futuros estudos e intervenções, a fim de aprofundar a compreensão e enfrentar os desafios para o envolvimento de usuários e familiares nas decisões sobre o seu tratamento no SUS.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the decision-making process in the treatment of children with ADHD indicators, in the perception of mental health professionals. In particular, we sought to know to what extent decision-making is shared with the child and his or her family. Eight professionals from two Child and Adolescent Psychosocial Care Centers (CAPSi) in the Metropolitan Region of Porto Alegre (Brazil) participated in the study. This is a multiple case study, in which the participants were interviewed individually and their reports were subjected to thematic analysis. Regarding treatment decision-making, two themes were generated, Standard treatment and Diagnostic difficulties and pathologization. Regarding the participation of users and their families in the decision-making process, three themes were generated: Information from professionals, Participation as a response and Child-family disagreements. Decision making in the context of the studied CAPSi faces the challenge of adapting treatment to the complexities of each case in a context of excess demand. In addition, some challenges were identified for the involvement of users and family members in treatment decisions. The difficulty in understanding information about treatment is generally perceived as a barrier to users' participation in decisions, and information sharing is strictly associated with an argumentative function. The participation of children and family members in treatment decisions is generally restricted to providing feedback regarding interventions and therapeutic proposals. Divergences between the interests and preferences of children and those expressed by their family members were also reported. These aspects can be addressed by future studies and interventions, in order to deepen understanding and face the challenges for the involvement of users and family members in decisions about their treatment in SUS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectTratamentopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectProfissionais de saúdept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectPercepção socialpt_BR
dc.subjectParticipação do pacientept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCentro de Atenção Psicossocial (CAPS)pt_BR
dc.titleO processo de tomada de decisão no tratamento de crianças com indicadores de TDAH : percepções de profissionais de CAPSIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001123658pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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