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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorMendonça Filho, Euclides José dept_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T04:18:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219132pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento infantil é um processo complexo caracterizado por um rápido desenvolvimento físico e neural que, em interação com o ambiente, propicia grandes avanços nas capacidades das crianças. Neste processo se espera um aumento das habilidades do indivíduo em executar comportamentos mais complexos e funcionais. A identificação de atrasos e comprometimentos do desenvolvimento por meio da utilização de instrumentos de avaliação é essencial, uma vez que, quanto mais cedo houver encaminhamento para intervenção, maiores os benefícios observados. Diante da pequena disponibilidade de instrumentos que permitam avaliar de forma válida e fidedigna o desenvolvimento infantil de crianças Brasileiras o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) foi desenvolvido. A proposta principal do presente trabalho é contribuir com os estudos do desenvolvimento da criança no Brasil, tendo como área de concentração a avaliação do desenvolvimento na infância, tendo como objetivo principal qualificar o uso do IDADI. O Capítulo II apresentou as tomadas de decisões metodológicas, os resultados de estudos anteriores, e novos resultados para fornecer suporte ao uso do IDADI enquanto uma medida de desenvolvimento infantil avaliada através do relato parental. Análises psicométricas indicaram consistência interna plenamente satisfatória, em que os itens forneceram uma medida compreensível do traço latente avaliado, indicando evidências de validade relacionadas ao conteúdo e à estrutura interna. No Capítulo III é demonstrado o processo de elaboração de normas intragrupo e também de interpretação que favoreçam um entendimento mais detalhado das crianças avaliadas prescindindo dos parâmetros normativos por meio do escalonamento comportamental. No Capítulo IV são investigados os efeitos da exposição cumulativa à adversidade pré-natal e precoce no IDADI e comparados os efeitos de uma medida de adversidade semelhante numa coorte canadense utilizando um instrumento de avaliação do desenvolvimento infantil considerado padrão-ouro. No Capítulo V a versão breve do inventário, que tem como finalidade fazer o rastreio do desenvolvimento infantil de forma ágil e de acesso livre, é apresentada e evidências de validade baseadas na estrutura interna, na relação com variáveis critério e de fidedignidade são comprovadas. Os resultados evidenciam a maturidade do projeto de pesquisa que possibilitou a criação do IDADI. Os achados aqui reportados corroboram as análises preliminares, assim como indicam a capacidade de generalização das características da versão final do instrumento. Conclui-se, que o uso do IDADI pode vir a melhorar a qualidade de programas de atenção a primeira e segunda infância, além de auxiliar na tomada de decisão de recursos públicos e avaliação de programas sociais.pt_BR
dc.description.abstractChild development is the characterized by the complex process by rapid brain and physical Development interacts with the environment providing large advances in children’s abilities. It is expected an attainment of greater autonomy, in which an increase at the capacity of the individual to perform more complex and functional behaviors over time. Identifying developmental delays and problems through the use of assessment tools is essential because earlier identification and consequential referral for intervention is linked with better positive outcomes. Given the small availability of instruments suited to assess, in a valid and reliable manner, the development of Brazilian children the Dimensional Inventory for Child Development Assessment (IDADI) was designed. The main proposal of this doctorate dissertation is to contribute with child development studies in Brazil focusing at the child development assessment field, having the qualification of IDADI use as principal objective. On Chapter II, methodological decision-making, results from previous studies, and new findings to support the use of IDADI as a child development measure assessed through parental reporting is presented. On Chapter III norms referenced creation, and a form of interpretation based on behavioral scaling that is sample independent is reported. Chapter IV consist on the investigation of the effects of cumulative pre- and post-natal adversity that was compared with a Canadian cohort using a gold-standard instrument of child development assessment. In Chapter V, the brief version of the IDADI, which aims to screen child development problems in a free and fast manner, is presented and evidence of validity based on the internal structure, relationship to criterion and reliability variables is confirmed. The results of the present dissertation show the maturity of the research project that aimed to create IDADI. The findings reported here corroborate the preliminary analyzes, as well as indicate the generalizability of the characteristics of the final version of the instrument. It is concluded that the use of IDADI may improve the quality of early childhood and early childhood care programs, as well as assisting in decision-making of public resources and evaluation of social programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectConstrução do testept_BR
dc.subjectChild assessmenten
dc.subjectValidationen
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectRasch analysisen
dc.subjectValidade dos testespt_BR
dc.subjectAvaliação psicológicapt_BR
dc.subjectNormsen
dc.subjectAdversityen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleInventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil : normas, estudo de comparação e versão brevept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001123559pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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