Show simple item record

dc.contributor.authorBarcelos, Régis Leonardo Gusmãopt_BR
dc.contributor.authorMocelin, Daniel Gustavopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-12T04:20:02Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2594-3707pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218672pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents a research conducted with students of Social Sciences in the Federal University of the Rio Grande do Sul. The study analyzes the profile of the students, their didactic-pedagogical and political-ideological conceptions, their understanding about the purpose of Sociology in High School and their preferences about teaching contents and practices. Students indicate a predominantly socialist political orientation, but they also adhere to a didactic orientation that is bound by pragmatism in the teaching Sociology, based on the principles proposed in the National Curricular Guidelines for the area.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 103-130pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool Sociologyen
dc.subjectUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectPedagogical conceptionsen
dc.subjectIdeological conceptionsen
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleConcepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociaispt_BR
dc.title.alternativeIdeological and pedagogical conceptions of the students of Social Sciences en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122814pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record