Mostrar el registro sencillo del ítem
Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais
dc.contributor.author | Barcelos, Régis Leonardo Gusmão | pt_BR |
dc.contributor.author | Mocelin, Daniel Gustavo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T04:20:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-3707 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/218672 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos do curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo analisa o perfil dos alunos, com base nas suas concepções didático-pedagógicas e politico-ideológicas, seu entendimento sobre a finalidade da Sociologia no ensino médio e as suas preferências a respeito de conteúdo e práticas de ensino. Os estudantes indicam uma orientação política predominantemente socialista, mas também aderem a uma orientação didática que presa pelo pragmatismo no ensino da Sociologia, baseado nos princípios e finalidades propostos nas Orientações Curriculares Nacionais para a área. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presents a research conducted with students of Social Sciences in the Federal University of the Rio Grande do Sul. The study analyzes the profile of the students, their didactic-pedagogical and political-ideological conceptions, their understanding about the purpose of Sociology in High School and their preferences about teaching contents and practices. Students indicate a predominantly socialist political orientation, but they also adhere to a didactic orientation that is bound by pragmatism in the teaching Sociology, based on the principles proposed in the National Curricular Guidelines for the area. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 4, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 103-130 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School Sociology | en |
dc.subject | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical conceptions | en |
dc.subject | Ideological conceptions | en |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.title.alternative | Ideological and pedagogical conceptions of the students of Social Sciences | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001122814 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39951)Ciencias Humanas (6878)