Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMeira, Gisele Beheregaray Argollopt_BR
dc.contributor.authorCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorLeso, Bernardo Henriquept_BR
dc.date.accessioned2021-03-09T04:37:53Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1984-2430pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218501pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa descreve a concepção, implantação e avaliação crítica de uma solução de Kanban Eletrônico em uma indústria do setor automotivo. Este setor possui muita dificuldade em integrar processos de abastecimento entre clientes e fornecedores, principalmente em consequência do efeito chicote característico desta indústria. Tendo isto em vista, além de uma série de outras dificuldades enfrentadas internamente na empresa em estudo que comprometem a eficiência e confiabilidade do processo, propôs-se a substituição do sistema tradicional de abastecimento de materiais por cartões Kanban pelo Kanban Eletrônico. Os resultados foram apresentados utilizando um método que separa a intervenção na empresa da pesquisa acadêmica, de forma que os dados coletados durante o projeto na empresa foram registrados e serviram de input para que se estruturasse e apresentasse os resultados da pesquisa. Assim, além de estudar o estado atual e propor uma projeção para o futuro, houve descrição do processo de implantação e exploração das dificuldades associadas. Ademais, apresenta-se uma análise crítica sobre os ganhos que o sistema proporcionou e ainda pode proporcionar à empresa.pt_BR
dc.description.abstractThis paper describes the design, implementation and critical evaluation of an Electronic Kanban solution in the automotive industry. This sector still experiences difficulties integrating the supply processes between customers and suppliers, mainly as a consequence of the typical bullwip effect. With this in mind, as well as a number of other difficulties faced internally by the studied company that contributed to compromised efficiency and reliability of the process, it was proposed that the traditional Kanban Cards should be replaced by the Electronic Kanban. The results are presented using a method that sought to distinguish between practical intervention conducted within company and academic research, whilst highlighting the way in which the data collected during the intervention was used as an input to structure and inform the results of the study. Therefore, in addition to studying the current state and proposing a future state, a description of the implementation process was presented and the associated difficulties were explored. Furthermore, a critical analysis of the gains that the system afforded the company was presented and those it may continue to offer in the future.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGEPROS : Gestão da Produção, Operações e Sistemas. Bauru, SP. Vol. 14, no. 5 (2019), p. 1-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectronic kanbanen
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectBar codeen
dc.subjectKanbanpt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectImplementationen
dc.subjectAutomotive sectoren
dc.subjectSupply chainen
dc.titleKanban eletrônico para otimização de processos internos e externos da cadeia de suprimentos : aplicação em uma empresa do setor automotivopt_BR
dc.title.alternativeElectronic Kanban for the optimization of internal and external processes in the supply chain : application in an automotive industry companyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001122288pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples