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dc.contributor.advisorLouro, Guacira Lopespt_BR
dc.contributor.authorRossi, Elvio Antôniopt_BR
dc.date.accessioned2010-05-11T04:16:05Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21849pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central refletir sobre as formas como foram e são representadas as homossexualidades masculinas no cinema brasileiro contemporâneo, levando em consideração as especificidades históricas, culturais, sociais e sexuais do nosso país. Busco efetuar a análise dentro de uma perspectiva pós-estruturalista, considerando o cinema articulado com a educação (entendida aqui num sentido amplo), como um artefato cultural passível de análise e pedagogicamente capaz de produzir e difundir discursos. Procuro levantar uma discussão sobre as possibilidades de nomear os sujeitos representados e retomo os conceitos de identidade e diferença; representação e estereótipo, tentando esclarecer um pouco as sutis relações e as interdependências entre esses aparentes dualismos. No decorrer do estudo faço um apanhado da história do cinema brasileiro e dos filmes em formato de longa-metragem que tratam de alguma forma sobre o tema das homossexualidades, buscando verificar quais são as características que se repetem e aponto alguns exemplos de produções que trazem representações “diferentes”. Utilizando uma metodologia que considera o aspecto composicional do objeto analisado, juntamente com o conceito de desconstrução e elementos da teoria queer, foco a minha análise efetivamente em um único filme chamado Aqueles Dois, o qual trata a homossexualidade masculina de forma mais “positiva” e possui elementos que permitem uma análise a partir da perspectiva adotada. Por fim, estabeleço algumas considerações e questionamentos sobre a atual relação do cinema com a educação e possíveis formas de torná-lo mais “presente” não só na escola, mas na sociedade como um todo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPedagogia culturalpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDesconstruçãopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.titleCinema no armário : desconstruindo as representações das homossexualidades masculinas no cinema brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000738776pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEducação, Sexualidade e Relações de Gêneropt_BR


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