Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorSpohr, Rodrigo Neujahrpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-04T04:16:00Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218379pt_BR
dc.description.abstractOs mercados financeiros global e brasileiro passam por uma transformação, onde startups tecnológicas de serviços financeiros, as fintechs, estão em ascensão e desafiam instituições financeiras tradicionais ao trazer tecnologia, modelos de negócio inovadores e co-criação de valor com clientes para a vanguarda desta transformação. Porém, estudos e literatura sobre fintechs e co-criação de valor são escassos. O principal objetivo deste estudo é analisar como se dá o processo de co-criação de valor em uma fintech brasileira por meio do mapeamento do seu modelo de negócio, identificação de atores e mecanismos de co-criação de valor e análise da integração entre ambos. Os resultados, encontrados através de entrevistas em profundidade semiestruturadas com fintech e clientes e revisão de literatura existente, apontam que seu modelo de negócio é focado na interação com clientes, em produtos e experiências inovadores e, de certo modo, em fatores tecnológicos; sua co-criação de valor ocorre majoritariamente de forma orgânica, com clientes e através de diversos métodos; e a integração de do modelo de negócio e co-criação de valor são exercitadas sobretudo entre a fintech e clientes que se tornam beta testes, atuam como influenciadores e provêm feedback. Este estudo contribui para a literatura de co-criação de valor e fintech e para as áreas de marketing, inovação e empreendedorismo.pt_BR
dc.description.abstractThe global and Brazilian financial market are undergoing a transformation, where technological startups of financial services, fintechs, are on the rise and challenge traditional financial institutions by bringing technology, innovative business models and cocreation of value with clients to the forefront of this transformation. However, studies and literature on fintechs and cocreation of value are scarce. The main objective of this study is to analyze how the process of cocreation of value occurs in a Brazilian fintech by mapping its business model, identifying actors and mechanisms of cocreation of value and analyzing the integration of both. The results found, through in-depth semi-structured interviews with fintech and clients and review of existing literature, point that its business model focuses on interaction with clients, innovative products and experiences and, to some degree, technological factors; its cocreation of value occurs mostly organically, with clients and through various methods; the integration of business model and cocreation of value are exercised mostly between the fintech and clients who become beta testers, act as influencers and provide feedback. This study contributes to the cocreation of value and fintech literature and to the marketing, innovation and entrepreneurship areas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectFintechen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectCriação de valorpt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectCocreation of valueen
dc.titleCo-creation of value at startups : a case study with a Brazilian Fintechpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001065266pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples