Poéticas da animalidade nas artes visuais e na literatura : potências estéticas para outras relações de alteridade na educação
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
Animality poétics in visual arts and literature : potential for others relations of alterity in education
Assunto
Resumo
Este artigo apresenta relações entre animalidade, artes visuais e literatura como potência para pensarmos outras relações de alteridade na educação, a partir de um diálogo entre os campos da arte e da literatura que desacomodam certas verdades sobre como relacionamonos com os outros, animais humanos ou não. Tais enlaces estão ligados ao conceito de Poéticas da Animalidade, que irá dar forma e vida a um diálogo entre as provocações ético-estéticas de certas obras da artista visual Ana Teresa Bar ...
Este artigo apresenta relações entre animalidade, artes visuais e literatura como potência para pensarmos outras relações de alteridade na educação, a partir de um diálogo entre os campos da arte e da literatura que desacomodam certas verdades sobre como relacionamonos com os outros, animais humanos ou não. Tais enlaces estão ligados ao conceito de Poéticas da Animalidade, que irá dar forma e vida a um diálogo entre as provocações ético-estéticas de certas obras da artista visual Ana Teresa Barboza e da escritora Clarice Lispector. Para desenvolver esta pesquisa em educação em conversa com o campo das artes visuais e da literatura, assumimos como parceiros teóricos Derrida (2002; 2004; 2016) e Skliar (2014). ...
Abstract
This article presents relations between animals, visual arts and literature as a power to think about other relations of alterity in education, based on a dialogue between fields of art and literature that discomfort certain truths about how to relate to other human animals or not. These items are linked to the concept of Animality Poétics, which will give shape and life to a dialog between ethical-aesthetical provocations of certain works from the visual artist Ana Teresa Barboza, as well as i ...
This article presents relations between animals, visual arts and literature as a power to think about other relations of alterity in education, based on a dialogue between fields of art and literature that discomfort certain truths about how to relate to other human animals or not. These items are linked to the concept of Animality Poétics, which will give shape and life to a dialog between ethical-aesthetical provocations of certain works from the visual artist Ana Teresa Barboza, as well as in writter Clarice Lispector’s work. In order to develop this research in education that talks to the field of visual arts and literature, Derrida (2002; 2004; 2016) and Skliar (2014) are theoretical partners. ...
Contido em
Eccos : revista científica. São Paulo, SP. Vol. 53 (abr./jun.2020), e16862, 18 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências Humanas (6878)
Este item está licenciado na Creative Commons License