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dc.contributor.advisorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorDruck, Carolina Milnerpt_BR
dc.date.accessioned2021-02-19T04:05:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218099pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo investigar a experiência da paternidade no contexto da separação conjugal, em particular as representações e sentimentos de pais de crianças préescolares sobre a paternidade. Participaram do estudo três pais primíparos, com idades entre 33 e 40 anos, com ensino superior completo, com filhos únicos (dois meninos e uma menina), com idades entre 3 e 6 anos. Todos os pais estavam há, pelo menos, um ano e meio separados das mães de seus filhos. Antes da separação, os filhos residiram com seus pais por, pelo menos, 1 ano. Foi utilizado um delineamento de estudo de caso múltiplo, de caráter transversal. Os pais responderam à entrevistas estruturadas realizadas de forma semidirigida. Os relatos dos participantes foram apresentados em forma de relato clínico, com base na teoria psicanalítica, utilizando-se eixos teóricos interpretativos. Os resultados revelaram que, mesmo apresentando distância emocional com os filhos antes da separação conjugal, tendo relações conflituosas e dificuldades no contato com as ex-esposas após a separação, os pais conseguiram estabelecer uma boa relação com os filhos, apesar de ainda apresentarem sentimento de frustração e descontentamento com alguns aspectos da paternidade. Os fatores que dificultaram a experiência envolveram a desorganização psíquica dos pais, com sua libido mais ligada a seus objetos internos e ao vínculo com a família de origem, do que à construção de um narcisismo parental. A dificuldade de diferenciação entre os conflitos conjugais e a parentalidade, a desvalorização social dos pais como cuidadores, o tempo reduzido das visitas e as representações negativas sobre suas ex-esposas como mães, também foram aspectos dificultadores da experiência paterna. Os fatores que facilitaram a experiência dos pais envolveram o seu afastamento dos conflitos conjugais e a entrada dos filhos na fase pré-escolar e edípica, em que as trocas afetivas e as novas formas de interação permitiram que eles se tornassem referências de cuidado para os filhos, assim como as mães. Além disso, a aproximação com seus genitores e a ressignificação das relações estabelecidas na infância, assim como a busca dos pais por novas referências sobre a paternidade, através do grupo de amigos, do atendimento psicoterápico e das redes sociais também facilitaram a experiência dos pais participantes e a construção de novas representações sobre a paternidade. Os resultados trazem contribuições importantes para os profissionais que atendem pais vivenciando a separação conjugal com filhos pequenos e para a construção de intervenções voltadas à estes pais.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to investigate the experience of paternity in the context of conjugal separation, in particular the representations and feelings of parents of preschool children about paternity. The study included three primiparous parents, aged 33-40 years, with full tertiary education, with only children (two boys and one girl), aged between 3 and 6 years. All the parents were at least a year and a half separated from the mothers of their children. Before the separation, the children lived with their parents for at least 1 year. A cross-sectional, multiple case study design was used. The parents responded to semi-structured structured interviews. The reports of the participants were presented in the form of a clinical report, based on psychoanalytic theory, using interpretive theoretical axes. The results revealed that, even though they had emotional distances with their children prior to marital separation, having conflicting relationships and difficulties in contact with ex-wives after separation, the parents managed to establish a good relationship with their children, although they still had feelings of frustration and dissatisfaction with some aspects of parenting. The factors that hindered the experience involved the psychic disorganization of the parents, with their libido more linked to their internal objects and the bond with the family of origin, than to the construction of a parental narcissism. The difficulty of differentiating between the conjugated sets and parenting, the social devaluation of the caregivers, the reduced time of visits and the negative representations about their ex-wives as mothers were also observed in the difficulty of the paternal experience. The factors that facilitate the experience of the parents involve their separation from conjugal conflicts and the entrance of the children in the preschool and oedipal stages, in which affective exchanges and new forms of interaction allow them to become references of care for their children, as well as mothers. In addition, the approach to the parents and the renunciation of relationships in childhood, as well as the search for new paternities about paternity through the group of friends, psychotherapeutic care and social networks is also an experience of the participating parents and the construction of new representations on paternity. The results were important for the professionals who lived the experience of a conjugal session with small children and for the construction of disciplines for these parents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPaternityen
dc.subjectPaternidadept_BR
dc.subjectMarital separationen
dc.subjectSeparação conjugalpt_BR
dc.subjectCriancas pre-escolarespt_BR
dc.subjectFather-child relationshipen
dc.subjectRelações pai-criançapt_BR
dc.subjectPai : Psicologiapt_BR
dc.subjectInterpretacao psicanaliticapt_BR
dc.titlePaternidade no contexto da separação conjugal : representações e sentimentos de pais de crianças pré-escolarespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122419pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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