Proposta de melhoria dos procedimentos construtivos de uma construtora com vistas à minimização do aparecimento de manifestações patológicas
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A evolução da gestão da qualidade em indústrias da manufatura não foi acompanhada pela construção civil devido às peculiaridades desse setor. Na indústria da construção, o produto final é o próprio chão de fábrica, onde a mão de obra se movimenta ao invés do produto, como acontece na indústria da manufatura. Somado a isso, no Brasil, a indústria da construção civil conta com procedimentos manuais e mão de obra não qualificada. Essa realidade em um contexto de crescimento do setor e prazos de ob ...
A evolução da gestão da qualidade em indústrias da manufatura não foi acompanhada pela construção civil devido às peculiaridades desse setor. Na indústria da construção, o produto final é o próprio chão de fábrica, onde a mão de obra se movimenta ao invés do produto, como acontece na indústria da manufatura. Somado a isso, no Brasil, a indústria da construção civil conta com procedimentos manuais e mão de obra não qualificada. Essa realidade em um contexto de crescimento do setor e prazos de obras cada vez mais apertados, afeta a qualidade dos empreendimentos entregues, pois muitas obras estão apresentando manifestações patológicas logo após sua finalização ou até mesmo durante sua execução. Nesse contexto, aparecem o código de defesa do consumidor e a norma de desempenho como forma de proteger o consumidor durante o período de garantia de cinco anos das edificações. O setor de assistência técnica das construtoras tem papel fundamental na gestão da qualidade das empresas e no aumento da qualidade dos produtos entregues aos clientes, pois o setor é responsável pelo registro dos chamados realizados pelos clientes. Essas informações formam um banco de dados capaz de retroalimentar o sistema e evitar que os erros identificados sejam repetidos em empreendimentos futuros. A partir do banco de dados de uma empresa construtora de Porto Alegre, foi feito o levantamento das principais manifestações patológicas nos empreendimentos em assistência técnica. Concluiu-se que 70% de todos os chamados de assistência técnica foram identificados nos sistemas de revestimento de parede, instalações hidrossanitárias, esquadrias e revestimento de piso com frequência de, respectivamente 31%, 16%, 14% e 8%. Além disso, quase todos os problemas analisados podem ser evitados com a fiscalização rigorosa dos serviços e treinamento da mão de obra. Por fim, foram propostas melhorias nos procedimentos construtivos da empresa a fim de evitar o aparecimento dessas manifestações patológicas em empreendimentos futuros. Também foi proposto um checklist de entrega de unidade para identificação de falhas que acabam passando desapercebidas durante a execução da obra. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Coleções
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TCC Engenharias (5855)
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