A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
Visualizar/abrir
Data
2017Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
The written word and its relation to the initial sentence writing
Assunto
Resumo
A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações fa ...
A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura. ...
Abstract
The learning of the written word is studied by researchers from different areas related to Education, such as Speech Therapy, an area that works in the research, prevention, evaluation and therapy in the field of oral and written communication (BRASIL, 1981). It is worrisome that students who finish the Early Years of education persist with difficulties to write texts during their schooling. To verify the quality of the written word in literacy and its relation with the writing of complete sent ...
The learning of the written word is studied by researchers from different areas related to Education, such as Speech Therapy, an area that works in the research, prevention, evaluation and therapy in the field of oral and written communication (BRASIL, 1981). It is worrisome that students who finish the Early Years of education persist with difficulties to write texts during their schooling. To verify the quality of the written word in literacy and its relation with the writing of complete sentences it becomes relevant to develop actions that would facilitate in this learning process. This retrospective, quantitative and qualitative study relates the written word of children in the Full Alphabetic and Consolidated Alphabetic stages of writing (EHRI, 1997) with their initial writing of sentences. It was evidenced that the evolution of writing beyond the alphabetical level of the word is reflected in the concern with the use of rules of Grammar in the construction of sentences, with more adequate delimitation of words and greater concern with its form and structure. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Coleções
-
TCC Fonoaudiologia (154)
Este item está licenciado na Creative Commons License