Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScherer, Ana Paula Rigattipt_BR
dc.contributor.authorNorte, Julia Silva de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T04:11:09Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217913pt_BR
dc.description.abstractA aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, 1981). Preocupa que estudantes concluintes dos Anos Iniciais persistam com dificuldades na escrita de textos no decorrer da escolaridade. Verificar a qualidade da escrita da palavra na alfabetização e sua relação com a escrita de frases torna-se relevante para desenvolver ações facilitadoras nesse processo de aprendizagem. Este estudo retrospectivo, quantitativo e qualitativo relaciona a escrita de palavras de crianças nos estágios Plenamente Alfabético e Alfabético Consolidado de escrita (EHRI, 1997) com sua escrita inicial de frases. Evidenciou-se que a evolução de escrita além do nível alfabético da palavra reflete-se na preocupação com o uso de regras próprias da escrita de frases, com delimitação mais adequada de palavras e maior preocupação com sua forma e estrutura.pt_BR
dc.description.abstractThe learning of the written word is studied by researchers from different areas related to Education, such as Speech Therapy, an area that works in the research, prevention, evaluation and therapy in the field of oral and written communication (BRASIL, 1981). It is worrisome that students who finish the Early Years of education persist with difficulties to write texts during their schooling. To verify the quality of the written word in literacy and its relation with the writing of complete sentences it becomes relevant to develop actions that would facilitate in this learning process. This retrospective, quantitative and qualitative study relates the written word of children in the Full Alphabetic and Consolidated Alphabetic stages of writing (EHRI, 1997) with their initial writing of sentences. It was evidenced that the evolution of writing beyond the alphabetical level of the word is reflected in the concern with the use of rules of Grammar in the construction of sentences, with more adequate delimitation of words and greater concern with its form and structure.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectWriting developmenten
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectWordsen
dc.subjectPhrasesen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleA escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frasept_BR
dc.title.alternativeThe written word and its relation to the initial sentence writing en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coWolff, Clarice Lehnenpt_BR
dc.identifier.nrb001093161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples