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dc.contributor.advisorWaquil, Paulo Dabdabpt_BR
dc.contributor.authorPires, Reilly Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T04:14:30Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217865pt_BR
dc.description.abstractEste é um estudo que teve como objetivo traçar o perfil e conhecer as motivações dos atores inseridos em Redes Alimentares Alternativas em municípios da região da Campanha Gaúcha no estado do Rio Grande do Sul. Nas últimas décadas o setor agropecuário evoluiu de forma que cada vez mais ocorrem especializações produtivas, além disso, os canais de distribuição e comercialização são geridos em grande parte por grandes corporações globais que se expandem de forma global e também ramificam-se por toda a parte (grandes, médias e pequenas cidades). Neste sentido esta pesquisa discorre sobre mercados considerados alternativos em relação ao modo como predominantemente estão organizadas as cadeias de suprimento de alimentos ou cadeias produtivas. Utiliza-se o conceito de Redes Alimentares Alternativas para dar conta de várias modalidades de interações produtivas, de abastecimento, relacionais e financeiras. Deste modo, a modalidade escolhida como central e também como ponto de partida são as feiras livres, de modo que o principal objetivo contido nesta pesquisa é conhecer os elementos que motivam as pessoas a participar e permanecer neste tipo de atividade. O modo de produção de alimentos realizado por integrantes destas redes tende a ser bastante distinto dos utilizados pela agricultura considerada convencional. Além disto, a forma como ocorre à circulação destes alimentos, aliada com o volume de informações contidas e transmitidas junto aos alimentos confere outro tipo de valor aos alimentos e alça as relações interpessoais a outro nível. A obtenção das informações deu-se a partir da realização de entrevistas semiestruturadas somadas ao método de observação e ainda com a utilização de um diário de campo. O trabalho de campo ocorreu no período de julho a setembro do ano de 2019 em quatro municípios da região Campanha Gaúcha no estado do Rio Grande do Sul: Bagé, Sant’Ana do Livramento, Dom Pedrito e Candiota. Esta região é conhecida pelo seu desempenho no setor agropecuário, principalmente pela produção de commodities agrícolas, este estudo dedica-se a trabalhar com pessoas que não estão inseridas dentro deste tipo de produção. Os resultados mostram que as motivações dos atores são compostas por múltiplas racionalidades, sendo que a econômica é a principal, na maioria das vezes, acompanhada por elementos ligados à sociabilidade, preocupação ambiental e fé.pt_BR
dc.description.abstractThis is a study that aimed to draw the profile and know the motivations of actors inserted in Alternative Food Networks in municipalities in the region of Campanha Gaúcha in the Rio Grande do Sul State. In recent decades the agricultural sector has evolved in such a way that more and more productive specializations occur, in addition, the distribution and commercialization channels are largely managed by large global corporations that expand globally and also branch out everywhere (large, medium and small cities). In this sense, this research discusses alternative markets in relation to the way food supply chains or productive chains are predominantly organized. The concept of Alternative Food Networks is used to account for various modalities of productive, supply, relational and financial interactions. In this way, the modality chosen as central and also as starting point are the free trade fairs, so that the main objective contained in this research is to know the elements that motivate people to participate and remain in this type of activity. The mode of food production carried out by members of these networks tends to be quite different from those used by conventional agriculture. Moreover, the way in which the circulation of these foods occurs, together with the volume of information contained and transmitted with the food, gives another type of value to the food and raises interpersonal relationships at another level. The information was obtained through semi-structured interviews added to the observation method and also through the use of a field diary. The field work took place from July to September of 2019 in four municipalities of the Campanha Gaúcha region in the state of Rio Grande do Sul: Bagé, Sant'Ana do Livramento, Dom Pedrito and Candiota. This region is known for its performance in the agricultural sector, mainly for the production of agricultural commodities, this study is dedicated to working with people who are not involved in this type of production. The results show that the motivations of the actors are composed of multiple rationalities, with the economic being the main one, most of the times, accompanied by elements linked to sociability, environmental concern and faith.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeira livrept_BR
dc.subjectAlternative food networksen
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAgri-food systemen
dc.subjectFree marketen
dc.titleConhecendo o perfil e as motivações para a inserção e permanência de feirantes em redes alimentares alternativas (RAAS) : estudo em municípios da campanha gaúchapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001122414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ruralpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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