Projeto “produzindo conhecimento” : a articulação entre ações em saúde e espaços educativos em um serviço especializado em IST/AIDS
View/ Open
Date
2020Author
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A partir do momento que um indivíduo é diagnosticado soropositivo, sua vida muda, o medo, a desesperança e a baixa autoestima surgem. Os sonhos, muitas vezes, acabam sendo redimensionados e a sensação de perda e confusão emergem. O propósito deste trabalho é refl etir sobre a importância do desenvolvimento de um projeto em um Serviço Especializado em IST/AIDS do município de Santa Cruz do Sul, cujo nome é “Produzindo Conhecimento”. O objetivo é preparar usuários do serviço, capacitando-os para ...
A partir do momento que um indivíduo é diagnosticado soropositivo, sua vida muda, o medo, a desesperança e a baixa autoestima surgem. Os sonhos, muitas vezes, acabam sendo redimensionados e a sensação de perda e confusão emergem. O propósito deste trabalho é refl etir sobre a importância do desenvolvimento de um projeto em um Serviço Especializado em IST/AIDS do município de Santa Cruz do Sul, cujo nome é “Produzindo Conhecimento”. O objetivo é preparar usuários do serviço, capacitando-os para a realização de concursos públicos, provável retorno e conclusão da escolaridade e possíveis vagas de emprego. A coleta de dados foi realizada através da participação nos encontros. Baseando-se nessas participações foi possível perceber que todos os envolvidos estão empenhados para um resultado positivo e confi ante, o que estimula para a produção da autoconfi ança e coragem para enfrentar futuramente provas de concursos públicos e/ou o retorno para a fi nalização da escolaridade, bem como a estimulação a outras pessoas que vivem a mesma situação. Desse modo, foi possível concluir que a educação fará a diferença na vida de qualquer pessoa e em qualquer ambiente, principalmente quando o indivíduo está passando por algum problema ou situação que afete sua saúde física ou mental. Por isso, consideramos que as ações pedagógicas desenvolvidas nesse serviço conduzem a processos de empoderamento e conscientização, o que, por sua vez, melhora signifi cativamente as questões de saúde mental dos usuários do serviço. Por isso, a construção de um espaço educativo constituiu-se, também, como uma ação em saúde. ...
In
ALMEIDA, Paula Camboim Silva de; BEGNIS, Heron Sergio Moreira (Orgs.). Ensino e extensão na UNISC [recurso eletrônico] :prêmio honra ao mérito 2019. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p. 61-70.
Collections
-
Books and Books Chapters (5609)Humanities (1783)
This item is licensed under a Creative Commons License