Avaliação de tarefa oral em língua adicional : uma proposta de tarefa e critérios de avaliação em uma escola particular
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste em apresentar uma proposta de grade de avaliação para tarefas orais de língua adicional desenvolvidas para escola particular de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A motivação para o estudo tem origem na necessidade de refletir sobre critérios de avaliação em tarefas de produção oral, padronizando a avaliação oral entre os professores de língua adicional e dando feedback aos alunos após o momento de avaliação de tarefas. A partir do ap ...
Este trabalho consiste em apresentar uma proposta de grade de avaliação para tarefas orais de língua adicional desenvolvidas para escola particular de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A motivação para o estudo tem origem na necessidade de refletir sobre critérios de avaliação em tarefas de produção oral, padronizando a avaliação oral entre os professores de língua adicional e dando feedback aos alunos após o momento de avaliação de tarefas. A partir do apanhado teórico, pensa-se na grade de avaliação e seus critérios, que são: Adequação ao Gênero, Adequação Lexical, Adequação Gramatical, Fluência e Pronúncia. Os resultados evidenciam o efeito retroativo que os critérios da grade de avaliação oral trazem para a produção de tarefas e como instrumento de feedback para o aluno. ...
Abstract
This paper consists of presenting an assessment rubric for oral tasks of additional language developed for a private high school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The motivation for the study comes from the need to reflect on assessment criteria in oral production tasks, standardizing the oral assessment among teachers of additional language and giving feedback to students after the assessing the assignments. Based on the theoretical background, we think about the assessment rubri ...
This paper consists of presenting an assessment rubric for oral tasks of additional language developed for a private high school in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The motivation for the study comes from the need to reflect on assessment criteria in oral production tasks, standardizing the oral assessment among teachers of additional language and giving feedback to students after the assessing the assignments. Based on the theoretical background, we think about the assessment rubric and its criteria, which are: Genre Adequacy, Lexical Adequacy, Grammatical Adequacy, Fluency and Pronunciation. The results show the washback effect that the criteria of the oral assessment rubric bring to the production of tasks and as a feedback tool for the student. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License